ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Entidades e órgãos públicos receberão obras através do "Calçamento Social"

Flávia Lima | 30/06/2015 08:22

Entidades sociais e órgãos públicos de Aquidauana devem receber, em breve, obras de benfeitorias e recuperação de calçadas através do projeto "Calçamento Social", desenvolvido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul). A primeira ação do projeto será entregue nesta terça-feira (30), no município e consiste no calçamento no entorno dos estabelecimentos penais de regimes fechado, semiaberto e aberto de Aquidauana. As obras foram realizadas através de parceria entre a Agepen, Conselho da Comunidade local e prefeitura.

Lançado em 2013, o projeto utilizou mão de obra prisional de 15 presos do regime semiaberto. As obras custaram R$ 20 mil. O objetivo é beneficiar entidades e órgãos que demandam investimento, proporcionando melhor acessibilidade à população, além de trabalhar a reintegração dos sentenciados à sociedade, através do trabalho.

As obras foram acompanhadas pelo juiz da Vara Criminal de Execuções Penais e corregedor dos presídios, Giuliano Máximo Martins; pelo presidente do Conselho da Comunidade, Luiz Eduardo de Arruda, e pelos diretores dos presídios da cidade Fábio Ferreira Amarílio e Paulo Roberto Tavares.

Além da remição pelo trabalho, pois a cada três dias trabalhados, um é abatido da pena, detentos receberam o valor referente a três quartos do salário mínimo. Os próximos a serem beneficiados com a Calçada Social são a Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca e o Hospital Regional de Aquidauana. As obras devem começar no segundo semestre.

Nova padaria - Também nesta terça-feira será ativada a padaria do Estabelecimento Penal de Aquidauana, que produzirá, com o trabalho dos custodiados, pães que serão servidos nos presídios locais, além das delegacias. A produção também deve se expandir para entidades sociais da cidade.

O espaço foi montado com equipamentos doados pelo Conselho da Comunidade de Aquidauana e também será utilizado para a realização  de cursos, como já ocorre em outros estabelecimentos prisionais administrados pela Agepen.

Nos siga no Google Notícias