ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Entidades se reúnem em manifesto contra MP do Saneamento

Em Campo Grande, representantes do Setor de Saneamento no Brasil e da Sociedade civil organizada, se reuniram na Sanesul

Geisy Garnes | 01/08/2018 10:50
Entidades representantes do Setor de Saneamento no Brasil e da Sociedade civil organizada se reuniram nesta manhã em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Entidades representantes do Setor de Saneamento no Brasil e da Sociedade civil organizada se reuniram nesta manhã em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (31), entidades ligadas às questões do saneamento básico no Brasil se reuniram em um manifesto contra a medida provisória, assinada pelo presidente Michel Temer, que pretende revisar o Marco Legal do Saneamento. Em Campo Grande, o grupo se encontrou na sede administrativa da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

A Medida Provisória 844, conhecida como MP do Saneamento, foi assinada pela presidente no dia 6 de julho e prevê o fim do chamado subsídio cruzado - quando os lucros atingidos com a oferta de serviços em regiões ricas são utilizados pela empresa para investir em infraestrutura nas regiões mais pobres.

Conforme as entidades, além de ser inconstitucional, a medida prejudica os municípios mais pobres do país, que correm o risco de sofrerem com aumento nas tarifas de água e esgoto em função da nova legislação. Segundo os manifestantes, a mudança das regras não pode ser feita por meio de uma MP, pois demanda um debate entre empresas, órgãos públicos e movimentos que atuam na defesa da universalização do saneamento básico.

“Nós, sanitaristas de todo o país e entidades que trabalham pela saúde e pela qualidade de vida do povo brasileiro, exigimos do Poder Público que a Revisão do Marco Regulatório do Saneamento seja amplamente discutida pela sociedade e levada à análise do Congresso Brasileiro, como demanda o rito democrático e a Constituição Brasileira”, diz a carta assinada pelos manifestantes no país.

Ainda conforme as entidades, a ação do Governo Federal atingirá diretamente a população mais pobre justamente “em um momento em que os recursos para a saúde estão congelados por 20 anos”. “Ou seja: não investiremos em saneamento para prevenir doenças nem teremos condições de tratar os doentes. Em pleno século 21, viveremos em um Brasil do século 19”, escreveram.

Assinaram o manifesto em Campo Grande, o vice-presidente regional Centro-Oeste da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) e diretor-presidente da Sanesul, Luiz Rocha; o vice-presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Odir Garcia de Freitas e o diretor da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), no ato representando a ABAR (Associação Brasileira de Agências de RegulaçãO), Valter Almeida da Silva.

Em Campo Grande, o documento foi assinado na Sanesul (Foto: Divulgação)
Em Campo Grande, o documento foi assinado na Sanesul (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias