ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Envolvidos em esquema de revenda de remédios controlados são soltos

Juiz determinou fiança para dois dos três presos e o valor foi dividido em 3 parcelas

Por Ana Paula Chuva | 23/08/2025 11:49
Envolvidos em esquema de revenda de remédios controlados são soltos
Equipes em farmácia localizada na Vila Cidade Morena (Foto: Marcos Maluf)

Presos durante a Operação Galeno por envolvimento em esquema de revenda de remédios controlados sem receita, o farmacêutico e dono de farmácias Hermenegildo Maciel Neto, o administrador de salários Theo Vale Sales Lima e a dona de casa Rosângela da Silva tiveram a liberdade provisória concedida durante audiência de custódia na sexta-feira (22).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Três pessoas presas durante a operação Galeno, que investigava esquema de revenda ilegal de medicamentos controlados, foram liberadas após audiência de custódia em Campo Grande. O farmacêutico Hermenegildo Maciel Neto pagará fiança de R$ 10 mil, enquanto Theo Vale Sales Lima foi multado em dois salários mínimos. Rosângela da Silva foi liberada sem fiança. A operação, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo, desarticulou grupo que comercializava remédios controlados, emagrecedores e anabolizantes via WhatsApp. Foram cumpridos mandados em onze locais, incluindo farmácias e distribuidoras. A polícia investiga possível participação de médicos no esquema.

Para a soltura, o juiz Francisco Vieira de Andrade Neto determinou o pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil para Hermenegildo. Ele pagará o valor em três parcelas, sendo a primeira já quitada antes da expedição do alvará. Além disso, o empresário também deverá comparecer mensalmente em juízo.

No caso de Theo, preso por tráfico de drogas, o magistrado determinou fiança no valor de dois salários mínimos, que poderá ser paga em três vezes, sendo a primeira ontem, a segunda em 22 de setembro e a terceira em 22 de outubro. Ele também deve manter o endereço atualizado e comparecer mensalmente em juízo.

Já Rosângela passou por custódia na manhã deste sábado (23), e o juiz Aluizio Pereira dos Santos concedeu a liberdade provisória sem fiança. Ela deve manter o endereço atualizado e comparecer mensalmente em juízo. Os três tiveram o alvará expedido.

Envolvidos em esquema de revenda de remédios controlados são soltos
Homem negociando compra de remédio controlado em grupo no WhatsApp (Foto: Reprodução)

Operação – Os três foram presos durante a ação deflagrada pela Decon (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), que contou com apoio de equipes de outras delegacias. A ação investigou integrantes de esquema que revendia remédios controlados, emagrecedores e anabolizantes em grupo de WhatsApp chamado “Farmácia Livre”.

Foram cumpridos mandados de busca em 11 locais, entre farmácias, distribuidoras e casas. A ação é resultado de uma investigação que durou aproximadamente um ano.

No grupo de WhatsApp, os envolvidos também negociavam emagrecedores e anabolizantes de forma ilegal. A polícia agora investiga a possível participação de médicos no esquema.

Conforme a Polícia Civil, na farmácia de Hermenegildo também foram encontrados alimentos vencidos. Uma ordem judicial determinou a interdição do estabelecimento, lacrado pelo Procon. O CRF (Conselho Regional de Farmácia) acompanhou as diligências.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News