ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Equipe começa a coletar amostras para avaliar covid em cães e gatos

Pesquisadores da UFMS estão a procura de tutores voluntários que estão infectados com o vírus, em Campo Grande

Alana Portela | 01/02/2021 10:56
Os pesquisadores usam EPI (Equipamento de Proteção Individual) para ir a coleta, (Foto: Divulgação)
Os pesquisadores usam EPI (Equipamento de Proteção Individual) para ir a coleta, (Foto: Divulgação)

A procura de tutores voluntários que estão com covid-19, o projeto “PetCovid” pretende diagnosticar se cães e gatos também foram contaminados com o vírus, em Campo Grande. A proposta é monitorar os pets e auxiliar moradores sobre como proceder em casos de animais que atestaram positivo.

“A pessoa entra em contato com a gente e agendamos um dia para ir até a casa dela. Nesse primeiro momento, estamos à procura de voluntários infectados com o vírus, pois os animais se infectam a partir do humano”, explica a coordenadora do projeto, Juliana Galhardo.

Pesquisadores coletando amostra de um pet. (Foto: Divulgação)
Pesquisadores coletando amostra de um pet. (Foto: Divulgação)

Aos 40 anos, ela é professora e doutora na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e explica a proposta foi aprovada pela CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2020, e é realizada por pesquisadores do curso de Medicina Veterinária da universidade em parceria com outras cinco instituições do país.

 “Começamos a fazer as coletas hoje. Temos nossos EPI [Equipamento de Proteção Individual], vamos até a casa da pessoa usando máscara, face shield, luvas e todo equipamento de proteção necessário”, relata.

No local, a equipe coleta amostras de sangue e também swab oral. “Com o cotonete. Nos humanos é no nariz, neles através da boca. Depois de duas semanas, retornamos ao local e coletamos novamente, para saber se o animal se infectou e se conseguiu criar anticorpos”, conta Juliana.

Os exames coletados serão enviados para análise no laboratório Tecsa (Tecnologia em Sanidade Animal) de Belo Horizonte. O resultado deve ficar pronto em cinco dias. Enquanto isso, a equipe continua em contato com os voluntários e caso o animal ateste positivo, é orientado alguns cuidados. “Manter o isolamento e distanciamento. Geralmente, eles são assintomáticos. Mas, pode ser que apresentem problemas respiratórios e gastrointestinais”.

Além de Campo Grande, o projeto também está sendo realizado em outras capitais como Paraná, Pernambuco, Minas Gerais. “Até agora o pessoal não tem observado sinais clínicos nos animais. Já tiveram casos confirmados”.

Os voluntários podem agendar a coleta através do e-mail petcovidufms@gmail.com ou pelo perfil do Instagram @petcovid_ufms.

Nos siga no Google Notícias