A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/06/2012 20:10

Erosão no Nova Lima aumenta e engole poste na Marquês de Herval

Nyelder Rodrigues e Mariana Lopes
Erosão chegou ao asfalto e levou poste, que está pendurado pelos fios de alta tensão (Foto: Simão Nogueira)Erosão chegou ao asfalto e levou poste, que está pendurado pelos fios de alta tensão (Foto: Simão Nogueira)

Com a chuva que cai sobre Campo Grande nessa quinta-feira (21), a erosão do bairro Nova Lima aumentou e atingiu o asfalto da avenida Marquês de Herval e um poste de alta tensão, que ficou pendurado apenas pelos fios. Agetran e Enersul isolaram o local preventivamente.

Conforme o coordenador de Manutenção da Enersul, Rodrigo Prado, toda a rede de energia do Nova Lima foi desligada por medida de segurança imediatamente após o poste ceder. A ação foi tomada para que não houvesse risco dos fios se incendiarem caso se rompessem.

“Os cabos serão cortados para que eles fiquem bambos e não tenha mais perigo de chicotear caso o poste ceda mais”, explica Prado sobre o procedimento que foi tomado pela Enersul.

De acordo com o coordenador, a rede de energia do bairro vai continuar desligada até que tenha garantia de que não há mais riscos para os moradores. A Agetran informa que um triângulo com cerca de 300 metros para cada lado ao redor da cratera foi interditado.

Erosão - O secretário de Obras e Serviços Públicos de Campo Grande (Sesop), João Antônio de Marco, disse que a obra de contenção da erosão no local não estava nem 30% concluída. A obra começou em março e o planejamento do Sesop era trabalhar em período de seca. “Veio essa chuva atípica, o solo foi encharcado e o processo erosivo avançou em direção à pista”, afirma.

Segundo de Marco, se a chuva continuar, existe o risco de aumentar ainda mais a erosão no local. Ele também diz que as obras só vão poder continuar depois que o tempo firmar, e os funcionários tiverem segurança para realizar os trabalhos já em solo seco. Amanhã, os homens do Sesop voltam ao local para tentar controlar a situação.

Moradores - Em frente ao local onde o poste foi engolido pela cratera, mora Maria Isabel de Carvalho Socorro, de 51 anos. Ela conta que no momento do desmoronamento, estava dentro de casa, mas ouviu um forte estrondo e viu os fios em chamas. “Para salvar algumas coisas, levei para a casa da vizinha meus documentos, roupas, o carro e a moto”, conta Maria.

A moradora acredita que até amanhã cedo, a cratera vai aumentar. “Essa erosão vai estar aqui na porta de casa até amanhã cedo. Aqui é o nosso ganha pão, é o nosso lar”, diz Maria, que relata que desde cedo vem caindo o barranco. Ela diz que observou anteriormente que manilhas foram levadas pelo desmoronamento, até que a erosão engoliu tudo.

O marido de Maria, Carlos Alfredo Soares da Costa, de 51 anos, é o proprietário de uma borracharia ao lado da residência, onde moram há 30 anos, e conta que o problema se arrasta há uma década e meia. “Essa novela tem 16 anos. A prefeitura ao invés de resolver, transfere o buraco de um lado para o outro”.

Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Mas uma vez continua o problema no nova lima e nada de solução, o que tem que ser feito é asfaltar todo o bairro, para que não escorra a agua das chuvas que desce das ruas sem alsfalto. Fica a dica senhor secretario.
 
tatiane aparecida henrique em 22/06/2012 09:45:08
-Sabe pessoal, essa turma não tem jeito não, o que os politicos fazem mesmo são leis
para tomar nosso dinheiro, lombadas eletronicas, multas, multas e mais multas e bons salarios pra eles. Esse problema ai e o da Spipe Calarge, são uma vergonha.Será que nenhum deles viram isso?Olha que são mais de 20 vereadores, mais de 20 deputados, 01 prefeito, 01 governador, mais de 10.000 assessores etc...
 
Wilson Marques em 22/06/2012 09:17:29
Eu sou moradora do bairro e estava passando no local ontem à noite por volta das 18h quando aquele poste caiu formando uma grande chuva de faísca assustando a mim e os outros que estavam no local!
É uma vergonha ver o nosso"Querido" prefeito ficar tapando o sol com a peneira.
Com o dinheiro que já foi gasto ali não era pra isso acontecer se fizesse da maneira correta!
 
Thainara Vargas em 22/06/2012 08:57:32
ESSE PROBLEMA NÃO E DE AGORA,QUANTO NÃO ASFALTAR TODO BAIRRO E FAZER UMA PONTE COM CONCRETO. BEM ,SERIA SE NOSSA AUTORIDADE NOSSO PREFEITO OLHASSE POR ISSO PELO AMOR DE DEUS, ANTES QUE ALGUEM MORRA NO LOCAL......... AJUDE NOSSO BAIRRO?
 
Nilce da SILVA em 22/06/2012 08:44:09
Essa obra do Nova Lima e a recuperação das margens do córrego na Av Norte sul, próximo ao Guanandizão, cruzaram dois mandatos e só houve enrrolação. talvez no dia do juízo final, o alcáide de então, tome alguma atitude.
 
Valter Oliveira em 22/06/2012 08:27:15
nossas autoridades só vão tomar providencias quando algum trabalhador ou uma criança cair nesta cratera!!!!Pensem em quem vão eleger nas próximas eleiçoes
 
kelly cristina em 22/06/2012 07:51:22
Eu já sabia que isso iria acontecer. A cratera abriu em outro lugar. Quem passava pelo local sabia que logo logo iria desmoronar ali. E a obra nao pode ficar pela metade. Tem que ser completa. Mais dinheiro público será gasto.
 
Fabio Walney em 22/06/2012 06:19:05
boa noite, acho que nosso prefeito tem autoridade suficiente para resolver este problema do nova lima, ja fez tantas obras e nao vai se queimar com a populaçao.
acredito que o nelsinho vai resolver esta situaçao.
 
paulo henrique em 21/06/2012 11:29:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions