ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Esquecida há 15 anos, UBSF da Vila Nasser é reformada por R$ 311 mil

Local atende 17 mil pessoas do bairro e região; obra é a 26ª entregue pela gestão municipal

Por Natália Olliver e Caroline Maldonado | 01/12/2023 09:37
Reforma faz parte do plano da Secretaria de Saúde de revitalizar duas unidades por mês (Foto: Caroline Maldonado)
Reforma faz parte do plano da Secretaria de Saúde de revitalizar duas unidades por mês (Foto: Caroline Maldonado)

Há 15 anos esquecida, UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), na Vila Nasser, foi reformada e readequada às necessidades de pacientes PCDs (pessoas com deficiência). A obra é a 26ª entregue pela gestão municipal e custou R$ 311 mil. Ao todo, a unidade atende 17 mil pessoas do bairro e região. A inauguração foi feita nesta sexta-feira (1°) pelo secretário de Saúde e prefeita.

Sandro Benites, responsável pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ressaltou que a reforma faz parte do plano elaborado pela pasta para entregar a revitalização de duas unidades de saúde por mês.

“Hoje, no 11° mês, nós conseguimos ultrapassar a meta inicial em relação ao que foi pedido que são condições mínimas de trabalho para os usuários e um bom atendimento para a nossa população. Então, esse investimento em estrutura física tem que ser contínuo.”

Secretário Municipal de Sáude  durante a entrega de UBSF (Foto: Caroline maldonado)
Secretário Municipal de Sáude  durante a entrega de UBSF (Foto: Caroline maldonado)

Ao todo, a Capital conta com 73 unidades entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs Para Sandro, o trabalho deve ser continuado pelo próximo titular da Sesau. “Tem que ter a mesma sensibilidade para dar continuidade a esse atendimento, a essa manutenção preventiva e muitas vezes, nem preventiva é, seria uma manutenção curativa mesmo em relação à nossa estrutura”.

Quem frequenta o local gostou da mudança. Lucidia Ávalo Leite, 66 anos, revelou à reportagem que realiza consultas periódicas na unidade há anos com clínico geral e especialistas.

Lucidia Ávalo é paciente da unidade há anos e sempre se consulta com clínicos gerais e especialistas (Foto: Carol Maldonado)
Lucidia Ávalo é paciente da unidade há anos e sempre se consulta com clínicos gerais e especialistas (Foto: Carol Maldonado)

“Melhorou e aqui melhorou também os atendimentos, está com mais limpeza e isso dá um outro ar. Os ventiladores são novos, mas seria melhor ter ar-condicionado, porque na sala dos médicos tem, mas no saguão de espera não”.

Entre as mudanças feitas estão a revisão elétrica, da cobertura e sistema de calhas; modernização dos equipamentos de climatização; adequação de acessibilidade, que inclui os sanitários e sala de recepção; pintura interna e externa; troca do alambrado externo e adequação da calçada lateral.

De acordo com a prefeita, Adriane Lopes, a unidade é de extrema importância para a região. "A gente vem avaliando todas as nossas unidades. Essa já é a 26ª entregue revitalizada na nossa gestão".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias