ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estação Ferroviária abre museu de graça e com peças de antigos funcionários

Hoje, foi oficializado a cedência do espaço para Afapedi (Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos)

Mayara Bueno | 25/08/2017 12:21
Antiga bilheteria será palco de museu com peças da época. (Foto: Mayara Bueno).
Antiga bilheteria será palco de museu com peças da época. (Foto: Mayara Bueno).

Um museu com peças e histórias do tempo que o principal meio de transporte era o trem será aberto à população a partir desta sexta-feira, dia 25, em Campo Grande. O palco será o local de chegada e partida, a Estação Ferroviária, entre as avenidas Calógeras e Mato Grosso.

Hoje, foi oficializado a cedência do espaço para Afapedi (Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos), que terá a sede instalada no local, em contrapartida vão fazer a manutenção.

O presidente da associação, Valdemir Vieira, explicou que desde quando foi desativada, a ferrovia sucateou e o grupo unindo os ferroviários foi formado. "Desde então, juntamos peças e a partir disto surgiu a ideia (de criar o museu)". O local será chamado de Espaço Ferroviário e o museu vai funcionar onde antes era a bilheteria.

Nas prateleiras, peças como o primeiro monitor de computador, máquinas de escrever, ferro de passar roupa entre outros itens. O local é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Gratuita, a entrada do museu é na Avenida Calógeras e quem quiser conhecer a estrutura pode ir das 8 às 11h30 e depois, das 13 às 17 horas.

Para o presidente, a retomada do espaço traz à tona memórias da época em que ali passavam 1,8 mil pessoas em buscas de passagens para os três destinos. Bauru (SP), Corumbá e Ponta Porã, em MS. Eram cinco partidas para as cidades durante o dia, recorda.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse que a inauguração do museu e a retomada do espaço significa uma realização de sonho para os ferroviários. "Naquela época, o trem era meio de transporte considetado de status. As pessoas vinham para visitar, choravam nas partidas e se alegravam na chegada".

Nesta manhã, funcionários da antiga ferroviária e a prefeitura fizeram evento para marcar a parceria.

Peças que formam museu. (Foto: Mayara Bueno).
Peças que formam museu. (Foto: Mayara Bueno).

Complexo Ferroviário – Inaugurado em 1914, o Complexo Ferroviário de Campo Grande representou a chegada do desenvolvimento para todo o Estado. A primeira edificação do complexo foi a estação de passageiros, inaugurada em 6 de setembro do mesmo ano.

Construída em madeira com área de embarque, bilheteria, sanitários e apoio ferroviário. Em 1924, a edificação foi ampliada. O Complexo da antiga estrada de ferro Noroeste do Brasil foi tombado pelo Iphan em 2009.

Nos siga no Google Notícias