ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Execução de filho de PM envolveu rede de hackers e tentativa de emboscada

A Polícia chega ao homem contratado para monitorar o pai da vítima e descobriu o esquema de preparação do assassinato.

Kerolyn Araújo | 10/05/2019 07:37
Durante homenagem, amigos usaram camisetas com a pergunta: Quem Matou Matheus? (Foto: Henrique Kawaminani)
Durante homenagem, amigos usaram camisetas com a pergunta: Quem Matou Matheus? (Foto: Henrique Kawaminani)

A execução de Matheus Xavier Coutinho, de 20 anos, morto com sete tiros de fuzil AK no dia 9 de abril em Campo Grande, envolveu uma rede de hackers, contratada dias antes para monitorar os passos do pai do estudante de Direito, o capitão reformado da Polícia Militar Paulo Xavier. Um homem chegou a ser interrogado, confessou a participação, mas foi liberado.

Ao Campo Grande News, uma pessoa ligada à família, que pediu para não ter o nome divulgado, revelou que três dias depois da morte de Mateus a polícia chegou ao homem que foi contrato para monitorar Paulo Xavier em tempo real, através do celular. O suspeito foi levado a DEH (Delegacia de Homicídios), admitiu ter sido contratado e contou que, por não ter experiência nesse tipo de trabalho, recorreu a um grupo de hacker para cumprir o acordo.

O rapaz relatou que foi contrato depois de publicar um anúncio oferecendo serviços de formatação de computadores e também de detetive. O pedido era para que ele monitorar em tempo real o capitão reformado e depois repassar as informações.

Ele foi em busca de alguém com experiência no serviço e  a resposta veio de outro estado. Por WhatsApp ele combinou com o desconhecido um valor para que ele fizesse o rastreamento remoto. A solução encontrada pelo hacker foi se passar por mulher e tentar marcar um encontro com o alvo para coletar o maior número possível de informações.

Xavier, no entanto, não foi ao encontro e acabou descobrindo pelo próprio hacker a verdade sobre o contato e tentativa de emboscada e que "alguém queria fazer mal" a ele. Caso tivesse aparecido, morreria cerca de um mês antes da execução do filho.

Depois da morte de Matheus, a polícia teve acesso ao celular do capitão e as conversas, por isso conseguiu localizar o suspeito de contratar o trabalho pela internet.

Mateus foi morto no dia 9 de abril, quando saia de casa com a camionete do pai. (Foto: Paulo Francis)
Mateus foi morto no dia 9 de abril, quando saia de casa com a camionete do pai. (Foto: Paulo Francis)

Ouro de Ofir - Ele foi levado à delegacia pela Polícia Militar e lá um fato curioso chamou atenção. O homem foi surpreendido pela presença de dois advogados, ambos ligados à Operação Ouro de Ofir, que em 2017 desarticulou e prendeu integrantes de uma quadrilha responsável por aplicar golpes em mais de 60 mil pessoas pelo País. As vítimas eram convencidas a “adiantar” um aporte de R$ 1 mil e em troca teriam direito a receber mil vezes o valor antecipado, referentes à compra e venda de uma grande quantidade de ouro.

“Os advogados falaram que foram contratados pela mãe dele. Mas a família nem sabia que ele estava em Campo Grande”, relatou a testemunha ao Campo Grande News. Depois de ser ouvido, o rapaz negou ser atendido pelos advogados, e foi liberado em seguida.

Durante as investigações, a polícia também identificou um ex-detento rondando a casa da família no mês que antecedeu o crime. O suspeito usa tornozeleira eletrônica, o que facilitou o rastreamento, mas também não foi preso.

Na época, a investigação do crime era feita sob a supervisão do delegado Carlos Delano, que na mesma semana foi transferido da DEH para a Corregedoria de Polícia Civil. Hoje a morte de Matheus é responsabilidade da uma força-tarefa criada para elucidar os últimos crimes de pistolagem em Campo Grande. Mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

Familiares e amigos do jovem se reuniram na manhã desta quarta-feira (8) em uma missa em homenagem a ele na Paróquia Universitária São João Bosco, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Com camisetas com a foto de rapaz e com a frase ''30 dias sem resposta'', cobraram agilidade da polícia nas investigações.

Nos siga no Google Notícias