Fabricação de sabonete e sabão artesanal é ensinada em oficina da Águas
A Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, começou nesta terça-feira (6) uma oficina para ensinar a fabricação de sabão e sabonete artesanal, na bairro Estrela d'Alva - região norte da Capital.
O objetivo é aliar a geração de renda à correta prática ambiental. A oficina vai até quinta-feira (8), no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Margarida Simões Correa Neder - rua Palmeirais, esquina com a Marquês de Herval.
A ação é promovida pela em comemoração à Semana do meio Ambiente. Um dos ingredientes utilizados para a fabricação do sabão é o óleo de cozinha usado. Além de economia com o produto de limpeza, reciclar o resíduo minimiza os danos ambientais provocados pelo descarte inadequado.
Jogar diretamente o produto na terra pode contaminar o solo e a água. Já se despejado direto na rede de esgoto, a gordura entope os canos e provoca vazamentos na tabulação, gerando então transtornos e prejuízos.
"Esse curso proporciona às pessoas geração de renda e também as leva ter ciência de que é necessário preservar o meio ambiente começando dentro de casa", destaca o instrutor da oficina, João Robson Oliveira.
Além do sabão de óleo, ele também está ensinando como fazer sabonete em casa a partir de materiais naturais e biodegradáveis. Elizabeth Freitas é uma das 23 participantes do curso.
"É bom a gente aprender as coisas. Eu sempre faço sabão, mas nunca vendi. Agora quero fazer o sabonete", afirma a moradora do Estrela d'Alva. Eronildes Cabral também gostou da atividade. "Achei ótimo, quero aprender tudo pra fazer em casa. Eu não guardava o óleo, agora vou guardar para fazer o sabão, que a gente pode até vender".