ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Falta de doadores impede transplante de coração, diz Central

Mariana Lopes | 08/05/2012 16:49
Desde janeiro, Santa Casa teve apenas um doador de coração (Foto: Arquivo/Simão Nogueira)
Desde janeiro, Santa Casa teve apenas um doador de coração (Foto: Arquivo/Simão Nogueira)

A autorização para realizar transplantes de coração na Santa Casa veio em janeiro deste ano, porém, até o momento, o hospital ainda não realizou nenhuma operação do tipo. O motivo, segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Claire Miozzo, é a falta de doador.

Na época, quando a Santa Casa voltou a ser habilitada para fazer transplantes, 13 pacientes aguardavam na fila de espera para receber um coração. Quando surgiu um doador, o único desde janeiro, apenas três deles tinham o tipo sanguíneo compatível para receber.

Porém, a cirurgia não foi possível por causa do estado de saúde dos pacientes. “Não é simplesmente poder fazer o transplante. Primeiro precisamos de doadores, depois que eles tenham tipo sanguíneo compatível com o do receptor, e este precisa estar bem para passar pela cirurgia”, explica Claire.

A Santa Casa de Campo Grande não realiza transplante de coração desde 2005, e é o único hospital no Estado que pode fazer a cirurgia. Porém, o credenciamento para isso, segundo Claire, estava vencido havia quase dois anos, e foi renovado em dezembro de 2011 pelo Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias