A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/04/2013 18:04

Falta de medicamentos em UPA da Capital faz sucesso até no Facebook

Nícholas Vasconcelos e Viviane Oliveira
Pacientes tentaram buscar anti-inflamatório na farmácia da UPA, sem sucesso. (Foto: Vanderlei Aparecido) Pacientes tentaram buscar anti-inflamatório na farmácia da UPA, sem sucesso. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Os pacientes que buscavam por medicamentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, em Campo Grande, na tarde desta quarta-feira (24) eram obrigados a procurar outras unidade de Saúde e farmácias particulares.

Até uma foto começou a circular no Facebook com uma relação de medicamentos em falta na UPA. Na relação aparecem medicamentos em falta em 15 de abril: Bromoprida injetável, dexametasona colírio, diclofenaco injetável, gentamicina colírio, hidrocortisona de 100 miligramas e 500 miligramas injetáveis, ibuprofeno comprimidos, óleo mineral, soro reidratante oral e agulhas para penicilinas.

Hoje o aviso já não estava pregado na parede da unidade de Saúde, mas há falta de anti-inflamatórios e de soro fisiológico.

O marceneiro Robson de Souza, 20 anos, se feriu com uma lixadeira na manhã desta quarta-feira (24). Com ataduras no dedo e na barriga, ele tentava conseguir remédios para a dor e a inflamação causadas pelo acidente de trabalho.

Ele conseguiu cefalexina, para evitar infecção causada por contaminação, mas saiu sem o ibuprofeno e reclamou da demora. “Tive que esperar 2 horas e 20 minutos, além de não ter remédio, demora”, desabafa.

A aposentada Aldinete Alves da Silva, 63 anos, mora no assentamento Itamarati, em Ponta Porã, mas precisou buscar atendimento médico na Capital para tratar dores nas pernas. Ela conseguiu um remédio para infecção de urina, mas também saiu sem o ibuprofeno.

“Vou ter que procurar, o jeito é comprar porque com dor é que não dá para ficar”, reclamou enquanto seguia para a casa do filho, onde está hospedada.

Casal teve de levar filho de 5 meses da UPA do Universitário até posto do Guanandi para raio-x. (Foto: Vanderlei Aparecido)Casal teve de levar filho de 5 meses da UPA do Universitário até posto do Guanandi para raio-x. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Na Facebook, circula uma lista de medicamentos em falta na UPA do Universitário. (Foto: Reprodução)Na Facebook, circula uma lista de medicamentos em falta na UPA do Universitário. (Foto: Reprodução)

A diarista Ivanice Santana Silva, 36 anos, foi ao posto por volta do 12h para levar o filho de 3 anos, que está com infecção de garganta. Depois da consulta, o médico recomentou xarope, dipirona, ibuprofeno e soro fisiológico para ajudar a descongestionar o nariz do menino. Ivanice foi informada que teria de buscar o ibuprofeno e o soro em outra unidade, já que ali estava em falta.

Para o casal Dienes Pedrosa do Vale, 23 anos, e Ana Carolina Orosco, 21 anos, o problema não foi a falta de medicamentos, mas a dificuldade em fazer um exame de raio-x. Eles foram até a UPA do Universitário com o filho de 5 meses, que está com suspeita de bronquite.

O médico pediu o exame para confirmar qual era a doença, mas foram informados que deveriam seguir até o posto de Saúde do bairro Guanandi, na avenida Manoel da Costa Lima, porque na UPA não há raio-x. Como deixaram de trabalhar, pediram um atestado de comparecimento ao médico, mas foram informados que teriam de fazer o exame e depois retornar até o Universitário para conseguir o documento.

“É um absurdo, além de não ter equipamento, a gente vai ter que voltar aqui de ônibus para pegar o atestado”, questionou Dienes. De acordo ele, funcionários informaram que a UPA até tem um aparelho de raio-x, mas que ele está desativado desde janeiro.

Na semana passada, o Campo Grande News mostrou que na UPA do Coronel Antonino e da Vila Almeida as agulhas estavam em falta e os pacientes não podiam receber injeções. A orientação dada pelos funcionários era de que os pacientes retornassem ao posto em outra oportunidade ou ainda comprassem o utensílio em outro lugar.

A reportagem entrou em contato coma a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para saber a respeito das reclamações dos pacientes, mas não obteve retorno.



PELO BEM DE CAMPO GRANDE ....NOVAS ELEICOES!! FORA BERNAL!!
 
HAMILTON CARIOCA em 26/04/2013 14:12:34
Na campanha eleitoral o Bernal atacou o nelsinho dizendo que os pacientes dos postas eram tratados só com diclofenaco, no governo dele nem diclofenaco tem pra tratar os pacientes, vergonha e decepção com o Bernal e olha que fiz campanha pra ele.
 
Juarez Goncalves em 25/04/2013 11:10:57
E BERNAL volta pra radio 97,9.....Vai volta. Por favor você vai acabar com Campo Gde.
 
ANDREA MOREIRA De SOUZA em 25/04/2013 10:44:36
tenho muita piedade das pessoas que votaram neste tal bernal um porc... esta na administração porque o povo ai o colocou, mais todos sabiam que ele não era capacitado para tal cargo , pois conhecíamos quando foi vereador , deputado e o qua este carinha fez? NADA VEZES NADA, e ainda tem gente que o defende. pobres pessoas....e Campo Grande akna vai ficar pior. voces vão ver.
 
ely monteiro em 25/04/2013 10:35:40
Será que a casa da Saúde também é culpa do Bernal,Paula e Karina,A falta de aparelho de RX é culpa de quem.a esta na hóra é do nosso governador fazer alguma coisa pelo povo,e não os TRAD.ficarem de briga e só quem sai perdendo é quem precisa de atendimento.
 
Teresa Moura em 25/04/2013 09:49:16
Meu pai toma Atorvastatina Calcica que custa R$77,00 e ainda as filipetas para medir a glicose 3x ao dia, pois ele é diabético. E a casa da saúde simplesmente diz que os medicamentos estão em falta. Pessoal temos que nos MOBILIZAR e entrar com uma ação pública no MINISTÉRIO PÚBLICO.
 
Janaina de Oliveira em 25/04/2013 09:26:25
E vários medicamentos estão em falta tb no posto tiradentes, soro fisiológico mesmo tive que comprar na farmácia...Absurdo !
 
Ana Maria Quevedo em 25/04/2013 08:43:39
o povo que reclama,se nao querem enfrentar filas e esperarem para fazer exames,pagam um plano de saude porque ate la nas clinicas particulares a gente costuma esperar por horas pra ser atendido tambem,vamos ter paciencia,a saude nunca mudou e nao e agora em tres meses que tem que mudar neeeee.
 
Agnaldo Silva em 25/04/2013 08:35:02
isto esta uma pouca vergonha,esta lamentavel o que o senhor prefeito esta fazendo por Campo Grande?GASTANDO NOSSO DINHEIRO A TOA. Em vez dele estar gastando dinheiro tampando o logo do antigo prefeito pq ele nao vai fazer alguma coisa pela saude antigamente isso nao era assim nossa cidade era perfeita e agora ele esta destruindo acabando com tudo que o Nelsinho fez. Para com isso bernal vc foi uma pessima escolha para campo grande a unica coisa que vc sabe ser é radialista pq prefeito DESISTE nossa cidade esta parando no tempo. CAMPO GRANDE VAI PARAR POR ESTE TEMPO QUE VC FICAR NO COMANDO.....LAMENTAVEL
 
dalvany silva em 25/04/2013 08:26:04
Na casa de saúde de Campo Grande, esta faltando muitos medicamentos desde janeiro, o medicamento do meu pai, atorvastatina esta em falta e ele é cardíaco, estamos comprando este medicamento desde então e eles simplesmente se limitam a dizer que esta em falta, pelo amor de Deus, façam alguma coisa, gestão pública é pra quem tem competência e não simplesmente nomear por nomear secretários que nem sequer sabem aonde fica a casa da saúde.
Ah tenho uma idéia coloquem o chocolate pra verificar o que esta acontecendo!!!!!
Sem comentários...
 
Eder de Oliveira Chaves em 25/04/2013 08:08:37
Pouca vergonha, é prefeito, vereadores e governador ficarem se engalfinhando enquanto a populacao precisa de atendimento médico e medicamento. Deveriam criar uma forca tarefa entre a Prefeitura/ Camara/Assembleia e o Governo do Estado, nao medirem esforcos para equipar diginamente os Postos de Saude da capital, resolver o caos da Santa Casa, do Hospital Regional. Ninguem tá pedindo bolsa saude/familia, nem esmolas, mas o cidadao tem direito a saude de qualidade. Se houvessem homens de boa fé e boa vontade a Saude de Campo Grande nao estaria este caos, a partir do momento que se assume o poder se esquece do povo. Todos estes politicos do nosso Estado sao absolutamente iguais. Nós, o opovo é que devemos escolher melhor nossos governantes.
 
felipe souza em 24/04/2013 21:22:15
E a propaganda exibida nas tvs.que tudo esta bem ,se falta ate o basico?
 
marly garcia em 24/04/2013 21:02:18
Nao quiseram o Bernal....agora aguenta essa tal IVANDRO por 4 anos e nao reclama....vao pra fila do posto e esperem....quem votou nao pode reclamar.
 
joao rosa em 24/04/2013 20:39:53
E O BERNAL? até onde vai isso? na administração anterior não era assim....
agora vamos ver até onde essa palhaçada do BERNAL vai nos levar...
 
Carina de Souza em 24/04/2013 20:17:27
e o bernal ?? campo grande ta uma vergonha eu tava no ceu e nao sabia fui votar no bernal
me fuuuuuuuuuuu o amigo do radio so do radio por que o povo que se exploda
 
paula tejando em 24/04/2013 20:14:41
é vai piorar galera podem esperar...
 
samuel vosni em 24/04/2013 19:56:10
Esses dias um médico me receitou diclofenaco injetavél e não tinha , entao me disse que eu tinha que fazer uma denuncia pois este e um medicamento basico de se ter em uma unidade de saúde, então voltei pra casa com muita dor, inchaço e uma nova receita para comprar diclofenaco em comprimidos, cade o dinheiro dos impostos que todos nos pagamos,? Pois eu levando todos dias as 5 da manhã para trabalhar. E aida estou com dores mas fazer o que presciso trabalhar.
 
Ana Julia em 24/04/2013 19:43:26
O duro q esta faltando em todas unidades de saúde.Mas e só ir na farmácia popular que tem.
 
joao batista em 24/04/2013 19:33:00
E agora é culpa da gestão anterior. Se o ex prefeito, nao fez nada em relação à saúde, porque nunca faltou tanto medicamento. e so agora depois de 8 anos de governo ta faltando tais medicamentos. jogar a culpa nos outro é muito facil. agora fazer melhor que é dificil....
 
GABRIEL SILVA em 24/04/2013 19:05:43
Não é só no UPA que esta faltando medicamento não, meu filho toma a somatropina hromonio para o crescimento, e tá faltando na casa da saude a mais de trinta DIAS.
 
DORIVAL EMIDIO em 24/04/2013 19:00:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions