A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/08/2014 17:54

Falta de sangue suspende cirurgias eletivas em Campo Grande

Filipe Prado
Os de sangue estão 35% mais baixos e prejudicam pacientes de cirurgias (Foto: Marcos Ermínio)Os de sangue estão 35% mais baixos e prejudicam pacientes de cirurgias (Foto: Marcos Ermínio)

Com estoque de sangue 35% abaixo do recomendado, cirurgias eletivas foram suspensas ou adiadas em Campo Grande. O Hemosul de Campo Grande convocou doadores de sangue em caráter emergencial devido ao baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hemosul, as pessoas não estão realizando as doações por conta da reforma do Hemosul, que começou há três meses, mesmo com três hospitais fazendo a coleta do sangue.

O estoque, que chega a 6 mil bolsas por mês, está coletando somente 4,5 mil, usando as bolsas somente para distribuição e não para estoque. Conforme a assessoria, os pacientes que precisam fazer cirurgias emergências são atendidos normalmente.

O sangue do tipo O+ são os que mais precisam de doações, por serem os mais comuns. Por dia as doações da tipagem chegam a cerca de 120, uma baixa de 80 bolsas. Para o O-, a emergência é em carácter específico, pois as bolsas são necessárias para repor os pacientes.

As doações podem ser feitas no Hospital Regional, onde Hemonúcleo funciona no horário da manhã de segunda a sexta, das 7 às 12 horas. Já a Santa Casa de Campo Grande e Hospital Universitário atendem de segunda a sexta das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 às 12 horas, somente na Santa Casa.

Abstenção em concurso da Câmara Municipal da Capital passa dos 30%
O domingo (17) foi de provas para milhares de campo-grandenses, tanto na manhã como no período da tarde, no concurso da Câmara Municipal, que segundo...
Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions