ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Falta de sangue suspende cirurgias eletivas em Campo Grande

Filipe Prado | 11/08/2014 17:54
Os de sangue estão 35% mais baixos e prejudicam pacientes de cirurgias (Foto: Marcos Ermínio)
Os de sangue estão 35% mais baixos e prejudicam pacientes de cirurgias (Foto: Marcos Ermínio)

Com estoque de sangue 35% abaixo do recomendado, cirurgias eletivas foram suspensas ou adiadas em Campo Grande. O Hemosul de Campo Grande convocou doadores de sangue em caráter emergencial devido ao baixo estoque de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hemosul, as pessoas não estão realizando as doações por conta da reforma do Hemosul, que começou há três meses, mesmo com três hospitais fazendo a coleta do sangue.

O estoque, que chega a 6 mil bolsas por mês, está coletando somente 4,5 mil, usando as bolsas somente para distribuição e não para estoque. Conforme a assessoria, os pacientes que precisam fazer cirurgias emergências são atendidos normalmente.

O sangue do tipo O+ são os que mais precisam de doações, por serem os mais comuns. Por dia as doações da tipagem chegam a cerca de 120, uma baixa de 80 bolsas. Para o O-, a emergência é em carácter específico, pois as bolsas são necessárias para repor os pacientes.

As doações podem ser feitas no Hospital Regional, onde Hemonúcleo funciona no horário da manhã de segunda a sexta, das 7 às 12 horas. Já a Santa Casa de Campo Grande e Hospital Universitário atendem de segunda a sexta das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 às 12 horas, somente na Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias