ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Família de idoso com câncer se desespera ao não conseguir vaga em CTI

Alan Diógenes | 02/06/2015 20:00
Eletricista está entubado em estado grave na UPA Coronel Antonino. (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Eletricista está entubado em estado grave na UPA Coronel Antonino. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A família de Eribaldo Fagundes Malta, 61 anos, internado em estado grave na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Coronel Antonino, não sabe mais a quem recorrer para conseguir vaga no CTI (Centro de Tratamento e Terapia Intensiva) em algum hospital de Campo Grande. O paciente tem câncer de pulmão e devido ao frio está com problemas respiratórios.

Conforme o filho do eletricista, o eletrotécnico Ricardo Fagundes, 34, o pai está internado na ala vermelha da unidade de saúde desde sábado (30), sem previsão de transferência. “Esta é a primeira crise que meu pai tem desde quando soube que tinha câncer. Ele está entubado, sedado e os médicos disseram que o caso é grave”, explicou.

Segundo Ricardo, a preocupação dos médicos é que na noite desta terça-feira (2) será necessário instalar a sonda para o paciente se alimentar. O que pode piorar seu estado de saúde. “Ele estava sem alimentação até agora e o medo dos profissionais é que o caso piore depois da instalação da sonda. Ele precisa estar em uma CTI para o tratamento”, comentou.

Os médicos que atendem Eribaldo já fizeram a solicitação de vaga em hospitais da Capital, mas até agora não houve retorno. Ricardo chegou a ir no Hospital do Câncer e na Santa Casa para verificar a disponibilidade de vagas, mas não teve sucesso. “Cada um fala uma coisa. Outros disseram que a falta de vagas é devido à crise na saúde”, mencionou Ricardo.

Apesar de tudo, o eletrotécnico disse que o pai está sendo bem tratado na UPA. “O pessoal tem dado toda a atenção necessária e uma assistente social acompanha o caso. Não tenho do que reclamar, apenas queremos a vaga em CTI de algum hospital”, afirmou Ricardo.

Caso não consiga uma vaga em hospitais da cidade, Ricardo disse que vai recorrer à Justiça. “Espero que o poder público, a prefeitura ou o Governo dê mais atenção para o caso do meu pai e também para os demais. Nas unidades de saúde vemos pessoas precisando de atendimento, sendo que não tem como ser atendida”, finalizou.

Entramos em contato com o secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, nesta noite, para obter esclarecimentos sobre o fato, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias