Família vive susto após moto elétrica se incendiar durante recarga
Veículo estava conectado à tomada quando baterias pegaram fogo e causaram explosões
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma família passou por um grande susto após uma motocicleta elétrica pegar fogo enquanto era recarregada. O veículo estava na área de serviço do imóvel, conectado à tomada, quando as baterias explodiram e o incêndio começou. Houve corre-corre, e os moradores viveram minutos de terror, temendo que a casa fosse atingida pelas chamas, já que o cômodo era fechado e ligado ao restante da residência. O episódio aconteceu no Bairro Pioneiros.
Daynara Lazarini Marçal contou que a motocicleta pertence à mãe e foi colocada para carregar durante a tarde. A suspeita é de que tenha ocorrido uma sobrecarga. Os bombeiros chegaram a ser acionados, mas pouco puderam fazer, já que foi necessário aguardar a descarga completa da energia das baterias, pois a água não é eficiente para combater esse tipo de fogo. Fagulhas eram liberadas a cada nova explosão. Foram pelo menos 15, segundo ela recorda.
A preocupação maior era com as crianças, de cinco e 14 anos, e com o casal de idosos, donos do imóvel. O pai de Daynara, que tentou retirar o fio da tomada, chegou a ter o rosto chamuscado pelo calor, causando ardência, mas não se feriu. Ela relatou que o marido precisou conter o sogro, que insistia em intervir por medo de a casa ser destruída. O fogo acabou atingindo roupas e objetos que estavam no cômodo.
Os pais acabaram dormindo na casa dela, por orientação dos bombeiros, devido ao risco da fumaça tóxica liberada.
Os veículos elétricos ainda geram temor e dúvidas sobre as condições adequadas de recarga. Não há uma norma nacional sobre o tema. No mês passado, o CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul) alertou para os riscos da recarga em garagens de prédios, ressaltando a necessidade de atenção especial às instalações elétricas. Em caso de incêndio, as chamas atingem altas temperaturas e o controle é difícil, pois depende da extinção da carga existente na bateria. Já em São Paulo, houve recomendação para que novos prédios só autorizem a recarga em garagens se estiverem equipados com chuveiros automáticos (sprinklers), detectores de fumaça e sistemas de ventilação.
Apesar do prejuízo, Daynara considera que houve sorte porque a moto já havia sido carregada dentro de um quarto em outra ocasião. Ela revelou que o acidente ocorreu no fim de semana e decidiu divulgar o episódio como forma de alertar as pessoas sobre os riscos de sobrecarga e incêndio em motocicletas elétricas.
Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem através das redes sociais. Também é possível entrar em contato pelo canal Direto das Ruas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.