ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 17º

Capital

Famílias apostam na imunização para comemorar Dia dos Pais em restaurantes

Famílias que tiveram que se restringir a comemorar a data em casa, voltaram a optar pelos restaurantes

Nyelder Rodrigues e Ana Oshiro | 08/08/2021 12:55
Jandir (de camisa azul e de frente para a foto) aproveitou a data com a família graças ao avanço da vacinação. (Foto: Paulo Francis)
Jandir (de camisa azul e de frente para a foto) aproveitou a data com a família graças ao avanço da vacinação. (Foto: Paulo Francis)

Praticamente um ano e meio de pandemia de covid-19 mudou a vida de toda população, com alterações na rotina e até no comportamento da sociedade em datas especiais. Contudo, o recente avanço da vacinação contra a doença, reduziu números em todo o mundo e trouxe mais segurança às famílias para comemorar essa data fora de casa.

Em Campo Grande, alguns dos principais restaurantes aguardam com bastante expectativa, os clientes nesse domingo (8) de Dia dos Pais, data em que, tradicionalmente, ocorrem os almoços em família e fora de casa, enchendo os estabelecimentos.

"Ano passado comemoramos em casa por causa da pandemia, mas esse ano, com a vacinação avançando e todos nós da família imunizados, a gente se sentiu seguro em comer fora em um restaurante. Até escolhemos ficar aqui no lado de fora por ser mais aberto e menos cheio. É mais um jeito de ficarmos seguros", explica Saulo Gusso.

Administrador de 45 anos, Gusso estava com a família no Gaúcho Gastão, churrascaria escolhida por, obviamente, servir carne, um dos pratos prediletos dele e do sogro. De acordo com a gerência do restaurante, a expectativa era de receber até 300 pessoas nesse Dia das Pais, número superior ao Dia das Mães.

Para isso, foi necessário uma preparação especial de biossegurança e também contratar mais funcionários. Foram três cozinheiros, dois churrasqueiros, uma pessoa na copa e dois garçons atendendo no salão a mais nessa data.

Saulo e a família optaram pelo almoço fora de casa hoje; ambiente aberto em restaurante ajudou na escolha. (Foto: Paulo Francis)
Saulo e a família optaram pelo almoço fora de casa hoje; ambiente aberto em restaurante ajudou na escolha. (Foto: Paulo Francis)

"Moro em Bonito e viemos para passar o Dia dos Pais com minha filha mais velha e para trazer o resto da mudança dela, já que ela mora aqui na Capital tem uns anos, mas ainda tinha coisa pra trazer", revela outro pai que aproveitou o dia para ser homenageado, Jandir Antonio, técnico em agropecuária de 50 anos.

Ele conta ainda que tomou a segunda dose do imunizante da Astrazeneca na semana passada, garantindo assim o almoço fora de casa nesse domingo. "Geralmente, quem prepara nosso almoço de Dia dos Pais é o meu sogro, que assa carne. Mas nesse ano, viemos comer no restaurante para prestigiar nosso amigo, que é o dono daqui", frisa.

Já em outro local, a Casa do Peixe, por volta das 11h30, já havia fila de clientes aguardando uma mesa para usufruir do Dia dos Pais com um almoço. Lá, o gerente Sergio Ajiki afirma que mais duas pessoas foram contratadas para a data, número inferior ao que normalmente é feito, mas ainda assim, demonstra boa expectativa.

"Geralmente, a gente contrata oito ou mais pessoas, mas como ainda não podemos colocar a capacidade máxima de mesas, foram menos. Esse vai ser o melhor fim de semana desde março do ano passado para gente. É um alivio esse fim de semana com menos restrições", diz.

Entre os clientes ali presente, mais gente escolheu sair de casa hoje por se sentir mais seguro com o avanço da vacinação e redução dos números relacionados à covid em Campo Grande - situação que permite flexibilizações de regras.

"Ganhei uma camiseta de presente e escolhemos o restaurante em conjunto. Chegamos em acordo onde queríamos comer. Somos clientes já, sabemos que é bom e seguro, por isso, viemos pra cá", diz o empresário Jorge Augusto, de 59 anos, ao lado de seus dois filhos, um com 12 anos e outro com 15 - este chamado João Vitor.

Gerente de restaurante revela que esse deve ser o melhor fim de semana desde março de 2020 para estabelecimento. (Foto: Paulo Francis)
Gerente de restaurante revela que esse deve ser o melhor fim de semana desde março de 2020 para estabelecimento. (Foto: Paulo Francis)

"É um sentimento muito bom e uma satisfação poder pagar o almoço de Dias dos Pais hoje. A gente sempre economizou e guardamos uma parte do que ganhamos para usar em datas especiais assim", revela o estudante, que junto ao irmão está presenteando o pai nesse domingo, com a refeição no restaurante.

Jorge Augusto explica ainda que se antecipou ao horário que sempre costumam chegar, por volta de 12h30, e foram uma hora mais cedo para o estabelecimento, já encontrando fila. "Mas a gente não liga para isso, pois vale a pena. Enquanto a gente espera, vamos conversando, rindo, aproveitando nossas companhias".

"Ano passado, comemos em casa, mas esse ano, nos sentimos seguros em sair para comer. Já tomei as duas doses, graças à Deus, e continuamos nos cuidando. Nada é mais importante do que a vida, tanto a nossa como dos outros", completa o empresário.

Apesar da formação de fila, um funcionário ficou a todo momento orientando os clientes para evitar aglomerações. Mais uma situação que traz mais segurança ainda aos que optaram ir almoçar fora de casa hoje com a família.

Na Casa do Peixe, antes mesmo do meio-dia já havia fila de espera por uma vaga para almoçar no local. (Foto: Paulo Francis)
Na Casa do Peixe, antes mesmo do meio-dia já havia fila de espera por uma vaga para almoçar no local. (Foto: Paulo Francis)

Aposentado de 68 anos, Pedro Andrade classificou a data como "um dia de liberdade", podendo sair da rotina e comer fora. "É um lazer para a gente. Não tive a oportunidade de proporcionar isso para o meu pai, mas hoje, meu filho faz isso por mim e fico muito feliz", comenta Pedro, completado em seguida pelo filho.

"É um alívio podermos sair para celebrar esse dia. Nós já tomamos a vacina, ele duas doses e eu dose única. Então, sentimos seguros em comemorar o Dia dos Pais assim, fugindo da rotina", finaliza o engenheiro civil Renan Andrade, de 28 anos.

Nos siga no Google Notícias