ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Farmácias da Capital vão receber denúncias e notificar casos de dengue

Número de casos confirmados da doença em Campo Grande este ano é 97% menor que em 2020

Ana Paula Chuva | 09/12/2021 12:43
Equipes da Sesau durante fiscalização de terreno. (Foto: PMCG | Divulgação)
Equipes da Sesau durante fiscalização de terreno. (Foto: PMCG | Divulgação)

Parte do projeto “Colaborador Voluntário”, trabalhadores de farmácias da Capital estão sendo capacitados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para receberem denúncias de focos de Aedes aegypti e notificarem casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya. A ação é uma parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, a adesão das farmácias ao projeto amplia o quadro de voluntários no combate ao mosquito em seus locais de trabalho, residências e ambientes que frequentam.

Em Campo Grande, o número de casos de dengue confirmados este ano é 97% menor que em 2020, ano que houve a segunda epidemia seguida do vírus. Entre janeiro e o dia 7 de dezembro, foram apenas 394 confirmações da doença, o menor número da série histórica, desde 2015.

“Através desta ferramenta, teremos um conhecimento mais abrangente dos terrenos que estão abandonados e sem manutenção, com criadouros do Aedes e minimizaremos a subnotificação dos casos de arboviroses em Campo Grande”, explicou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Além de receber  as denúncias e notificar os casos suspeitos, os profissionais das farmácias também darão orientações à população sobre quais outros meios oficiais devem procurar para denúncias.

“Nos casos de sintomas leves da dengue, que muitas vezes a pessoa não vai até uma unidade de saúde, o paciente receberá a orientação adequada e será orientado sobre os riscos”, destacou o titular da pasta.

Nos siga no Google Notícias