ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Farmácias recebem autorização e 30 devem oferecer teste rápido da covid-19

Permissão foi dada pela Anvisa após reunião realizada na manhã desta terça-feira (28); medida é em caráter emergencial

Maressa Mendonça e Liniker Ribeiro | 28/04/2020 17:16
Teste rápido é feito com a retirada de gotículas de sangue (Foto: Henrique Kawaminami)
Teste rápido é feito com a retirada de gotículas de sangue (Foto: Henrique Kawaminami)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta terça-feira (28), que farmácias e drogarias realizem testes rápidos para diagnóstico do coronavírus.

Em Campo Grande, mais de 30 estabelecimentos já demonstraram interesse realizar o procedimento. Eles devem seguir algumas normas para evitar a contaminação dos profissionais.

Em nota, a Anvisa informou que a autorização foi aprovada por unanimidade. O objetivo é “ampliar a oferta e a rede de testagem, bem como reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia”, informaram.

A medida não é obrigatória, mas segundo a conselheira federal de farmácia por Mato Grosso do Sul e farmacêutica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Márcia Saldanha cita o interesse das redes Droga 10, Ultra Popular, Pague Menos e a Farmácia Attive Pharma,

"Para a saúde pública é interessante a testagem, pois aumenta o volume de testes e reforça a farmácia como um estabelecimento de saúde, onde a população pode recorrer para saber se está com covid19 ou se teve a doença. Para  o Conselho Federal de Farmácia é um momento muito importante porque é mais um serviço inserido nas farmácias e mais uma opção de rentabilidade para o comércio”,  declarou Márcia.


Farmácia anuncia resultado de testes em 15 minutos (Foto: Henrique Kawaminami)
Farmácia anuncia resultado de testes em 15 minutos (Foto: Henrique Kawaminami)

Para o  farmacêutico Chalbers Alves, gerente de uma das unidades das farmácias Pague Menos, a liberação deve agilizar o diagnóstico da doença. “A vigilância sanitária não reconhecia a legislação possibilitando a realização desses testes”, comentou.

Até então a Anvisa autorizava apenas a realização do teste de glicemia e os de gravidez que deveriam ser levados para casa. Alves comenta que a Pague Menos~já realizava outros testes rápidos, mas só porque conseguiu autorização judicial. “Isso atrasa muito. Não só o desenvolvimento profissional na área da farmácia quanto o acesso da população a procedimento simples de atendimento à saúde”, comentou.

Segundo ele, o exame na farmácia vai custar a partir de R$ 110 e começará a ser realizado a partir do dia 15 de maio. Ele reforça que os testes só poderão ser feitos pelos farmacêuticos com uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização completa das salas após cada teste. Em  caso de resultado positivo, as secretarias de saúde serão notificadas.

Farmacêutica Flávia França comenta sobre o teste rápido (Foto: Henrique Kawaminami)
Farmacêutica Flávia França comenta sobre o teste rápido (Foto: Henrique Kawaminami)

Na Attive Pharma, antiga São Bento, a procura pelos testes já começou e é alta, especialmente por parte de profissionais da saúde e outros que estão na linha de frente no combate ao  coronavírus.

“O diferencial é que em 20 minutos você já tem o resultado e são só algumas gotas de sangue. Ou seja, só precisa furar o dedo e não tirar sangue”, comentou a também farmacêutica Flávia França.

Segundo Flávia ao menos 40 pessoas buscam pelo teste diariamente, mas eles precisam ser agendados para permitir a desinfecção das salas entre um cliente e outro. “Acredito que o acesso à população será maior por conta da facilidade. Com os testes em farmácia tudo vai ficar mais rápido”, finalizou.

Regras - Conforme as normas da Anvisa, os testes deverão ser realizados por farmacêuticos treinados, com dispositivos regulamentados pela Anvisa. Os resultados deverão ter a possibilidade de serem rastreados. Além disso, durante a realização dos exames, o fluxo de pessoal deverá ser limitado.

Os usuários que buscarem pelos testes rápidos deverão estar em outra área diferente da dos clientes buscando outros serviços.

Nos siga no Google Notícias