A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/12/2010 14:42

Fazendeiro das “vacas voadoras” falece em Campo Grande

Jorge Almoas

O pecuarista Francisco Antônio Maia da Cunha, de 66 anos, faleceu hoje em Campo Grande em decorrência de uma parada cardíaca. O fazendeiro ficou conhecido na década de 1980 pelas “vacas voadoras”, quando trouxe 300 vacas de avião para introduzir o leite tipo A em Mato Grosso do Sul há mais de 20 anos.

De acordo com a filha de Francisco, Maria Luisa, ele estava enfrentando um câncer e morreu nesta quinta-feira em Campo Grande.

Francisco ficou conhecido na década de 1980 por trazer de avião 300 vacas leiteiras dos Estados Unidos para Mato Grosso do Sul.

“Eram 300 novilhas em três jatos. Na época chamou muita atenção, porque meu pai podia ter comprado o gado aqui no Brasil, mas preferiu trazer do exterior”, conta Lucka, como é conhecida a filha do pecuarista.

Lucka acrescenta que o preço do gado no Brasil era muito superior ao valor praticado no exterior. "Na época, chamou muita atenção, porque ele preferiu trazer o melhor gado holandês do mundo, da raça P.O.I., que custava mais barato no exterior e tinham mais qualidade", disse a filha de Francisco.

O produtor rural contava com uma empresa produtora de sementes e estava à procura de um novo negócio. Quando soube que o governo norte-americano estava descartando novilhas por conta do excesso de produção de leite no país, Francisco fretou os aviões e trouxe o rebanho para Mato Grosso do Sul.

A fazenda, considerada modelo, fica no município de Terenos e tornou-se o terceiro laticínio de leite tipo A do Brasil. Francisco Maia da Cunha também é lembrado pela autoria do livro “Campo Grande – 100 anos de construção”, publicado no ano de 1999.

O enterro acontece nesta tarde no cemitério Memorial Park, com o enterro marcado para às 16 horas.



A Leila, Luka, Chiquinho nossos sinceros sentimentos de pesames.So nos resta lamentar esta grande perda pois, sabemos quao grande era a nobreza de carater deste esposo, pai, filho,irmao e amigo.Que descanse em paz.
 
Bartira da Silva Cunha em 28/12/2010 10:22:39
Tio Chico, assim como chamávamos quando éramos pequenos...Bom homem, ajudou muito minha família quando chegamos em Campo-Grande...É uma perda muito grande...descanse em paz.
 
Luiz Augusto Cunha em 28/12/2010 10:05:05
Somente agora soube do falecimento do "Chico da SEPACO" companheiro que me contratava como fotográfo(bico) para registrar o inicio das atividades da sementes SEPACO em Mato Grosso (ainda).Certa vez quando viajávamos para Nova Andradina, onde iriamos entregar sementes de brachriárias em seu fusquinha o Chico me dizia: higa, na próxima copa do mundo na Argentia , estarei por lá, vamos??? Naquela época, funcionário da agencia de publicidade Art Propaganda , ganhando "um pouco mais que um salario minimo", ir para Argentina como, Chico???? Ele não só deve ter ido para a Argentina, como logo depois, trouxe para cá 3 aviões cheio de vacas do Canadá...Chico, você me deu a oportunidade de registrar com minhas lentes o recolhimento de leite "manual" e depois na sua "fabrica de leite tipo A"... FIQUE EM PAZ...
 
roberto higa em 27/12/2010 10:41:39
Neste momento, ao ler esta noticia, fico muito triste ao saber do falecimento do ¨" Seu Francisco". Descanse em paz!!!
 
Edson Amorim Beiro em 24/12/2010 10:08:37
Morre um grande empreendedor de campo grande ,homem visionario para seu tempo.
 
juliano leal pinto costa em 24/12/2010 09:15:17
Vai com Deus Seu Chico. Nosos não terminaram.
 
Moacir Müller em 24/12/2010 09:08:40
Eu me lembro muito bem das "vacas voadoras" e do quanto o empreendimento foi um dos primeiros passos para que Terenos começasse definitivamente a mudar. Morava lá e esse senhor foi muito importante na vida de várias famílias. A tecnologia que foi trazida, todo o avanço que teve a coragem de implantar. Um exemplo de empreendedorismo!
 
Mirian Costa em 24/12/2010 08:59:02
Morreu meu cunhado, com o qual tive pouco relacionamento devido à distância, mas mesmo tendo tido com êle breves momentos para conversar entendi que se tratava de excelente pessoa, empreendedora, um homem para tocar grandes projetos e superar adversidades. É tambem o que eu ouvia dos parentes e pessoas conhecidas dele.

Meus mais sinceros pesâmes à família do Tetô.

Joel
 
Joel Oliveira dos Santos em 24/12/2010 08:02:54
Tudo devo nessa vida a esse grande homem, meu pai, meu ídolo, meu companheiro, meu melhor amigo...Só tenho a agradecer a ele. Pai, como sempre, vou conseguir dar a volta por cima. Descanse em paz, meu amado paizinho!!! A dor é gigante, mas estaremos eternamente juntos, como sempre!!!! Da filha que mais amou o seu pai nesse mundo...Lucka
 
Lucka em 24/12/2010 05:33:51
Quando pequeno conheci o SR. Francisco viajei com ele e meu pai para conhecermos as fazendas produtoras de leite tipo a no Parana e logo depois se iniciou a produção com as vacas holandesas vindas dos EUA na Sepaco.
Meus sentimentos a toda a familia em nome da familia Bomfim.
 
Marcelo Rodrigues Bomfim em 24/12/2010 03:23:10
meus pesames a familia. foi um prazer participar do sonho e da realização do livro campo grande- 100 anos de construção. que vc nos ilumine e que possamos sonhar outras grandes obras, como vc sempre sonhou.
 
rachid waqued em 23/12/2010 10:13:13
descanse em paz seu Francisco.
 
Luiz jorge de magalhaes em 23/12/2010 09:52:52
Conheci o empreendimento e as vacas do Sr. Francisco, realmente era uma fazenda de encher os olhos e a tecnologia existente na época era uma coisa de primeirissimo mundo.
É uma pena pois são homens arrojados que fazem o sucesso dos empreendimento e de uma nação.
Descanse em paz Sr. Francisco..
 
oldemar rodrigues em 23/12/2010 07:08:28
Grande Chico, DEUS abençoe sua volta a espiritualidade companheiro, você aqui marcou sua passagem com galhardía.
 
Antonio Mazeica em 23/12/2010 06:36:01
Grande Chico
O céu passa a ter hoje, mais um grande sonhador, um grande empreendedor e um grande homem.
 
Euclydes Bezerra de Souza Junior em 23/12/2010 06:35:11
Tio Chico...
Homem de risada fácil e cativante!!!!
É dessa forma que sempre me lembrarei de vc!!!!!!!!!
Descanse em paz
SAUDADES ETERNAS.
 
Rodrigo Maia Cunha Ferreira em 23/12/2010 06:29:13
chico pioneiro,inovador,exemplo pessoa,pena teve que assim como outros,aseu tempo
infrentou mais adversidades do que tempo bom, pezares a familia e com certeza o seu
lugar está reservado junto de DEUS E NSA SRA DESCANSE EM PAZ CHICO O homen
se vai mas a historia fica deus conforte a familia que o divino pai eterno te cuidara.
 
martin arnez em 23/12/2010 06:22:00
Meus sentimentos à família " Tia leila, Luca, Chiquinho...." queridos amigos,,, compartilho com voces essa dor a menos uma semana de completar um ano de falecimento de minha mãe Tetô como era chamado por amigos de Montes Claros,,, conterraneos,,, esteve conosco. Só fiquei sabendo agora lendo a noticia.. Pessoa extraordinária em todos os apectos, nos ajudou muito,, um grande amigo.....


José Batista, Maíla, Lucinha
 
Lúcia Aguiar em 23/12/2010 05:10:25
TIO,
FICA COM DEUS. AJUDE-O A NOS OLHAR E NOS GUIAR SEMPRE . VOCE FOI FICAR C/ ELE MAS SEU LEGADO FICOU AQUI PARA SOMAR NA VIDA DE TODOS QUE O CERCARAM: TIA LEILA, CHIQUINHO, LUCA,VITORIA E BERNARDO, E EU TAMBEM QUE APESAR DAS POUCAS CONVERSAS QUE TIVEMOS AO TELEFONE APRENDÍ UM POUCO. TENTAREMOS ADMINISTRAR A SAUDADE MAS NOS CONFORTA SABER QUE VOCE ESTA COM ELE E EM PAZ...
 
ALVARO FERREIRA NETO em 23/12/2010 04:47:47
Tive a oportunidade de ainda garoto, em companhia de meu Pai, tê-lo conhecido e vindo com o tempo, admirar o trabalho persistente e arrojado, com erros e acertos, como o Sr. Francisco pautou a sua vida. Meus pêsames aos familiares.
 
Flávio Márcio em 23/12/2010 03:52:28
"Chico", companheiro de muitas incursões em tempos passados... descanse em paz !!!
 
Augusto Malheiros em 23/12/2010 03:37:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions