ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Feriado do Dia do Trabalho promete calor em todo Estado e pouca chuva

Flávia Lima | 30/04/2015 15:08
Com dia ensolarado, parques públicos são boa opção de lazer neste feriado. (Foto:Arquivo/Fernando Antunes)
Com dia ensolarado, parques públicos são boa opção de lazer neste feriado. (Foto:Arquivo/Fernando Antunes)

Quem está se preparando para atividades de lazer na Capital ou no interior do Estado neste feriado prolongado do Dia do Trabalho, não precisa se preocupar com agasalhos ou guarda-chuvas. Segundo previsões do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), o tempo permanecerá ensolarado em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, com temperaturas amenas apenas no início do dia e fim de tarde. Não há previsão de chuvas para nenhum município nesta sexta-feira (1).

A previsão também é de pouca chuva, que deve ocorrer a partir de sábado, em períodos isolados. No entanto, a umidade relativa do ar em algumas regiões, como no Leste e Sul do Estado ficará em torno de 50%. Nesta sexta-feira as temperaturas mais altas serão registradas nas regiões Norte, que abrange Coxim e Sonora e central, região que compreende o Pantanal, Miranda, Bonito e Aquidauana, onde os termômetros ficam na casa dos 32ºC.

Já as mínimas serão observadas em Campo Grande, que terá 17ºC no início do dia, além do Sul do Estado e Leste, que registrará 18ºC ao amanhecer e início de noite.

A umidade relativa do ar média será de 40% a 50%  em todo o Estado, mas algumas regiões terão tempo mais seco, como na que abrange o Pantanal, onde não passa de 30%.

Segundo o geógrafo Carlos Eduardo Borges Daniel, o tempo seco que vai predominar durante o fim-de-semana em todo o Estado já é um reflexo do quadro climático do próximo mês, onde as chuvas ocorrem com menos intensidade e o tempo seco começa a predominar. 

Ele diz que um exemplo desse cenário pode ser comprovado em Campo Grande, durante abril. A média histórica de chuvas não foi atingida no município, que registrou 100 milímetros enquanto que o histórico para o período é de 116,5 milímetros.

Com típicos dias de outono, maio deve reduzir ainda mais o histórico de chuvas em Mato Grosso do Sul, porém em abril, segundo levantamento feito até esta quarta-feira (29), as cidades de Ponta Porã, Chapadão do Sul e Sete Quedas superaram a média histórica para o período.

Em Sete Quedas, por exemplo, foram registrados 230 milímetros enquanto que o normal para a época é 134,3 milímetros. Chapadão também registrou índices elevados, com 224,4 milímetros, sendo que o esperado era 108,4 milímetros.

Com a diminuição de chuvas no período, a recomendação é manter o corpo hidratado, especialmente quem pratica exercícios físicos com frequência.

Nos siga no Google Notícias