ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Feriado pra quem? Dia de Santo Antônio será normal para maioria da população

Devido à antecipação do feriado durante pico da pandemia, maioria dos trabalhadores não será remunerada

Gabriela Couto | 10/06/2022 19:02
Movimento na região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimento na região central de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

O feriado do santo padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio, no dia 13 de junho, será só mais um dia normal neste ano. Tudo porque a antecipação da folga em 2021, durante a pandemia, deixou o calendário deste ano diferente para os trabalhadores.

Na Capital, apenas o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não terá expediente nesta segunda-feira. Outras seis comarcas vão emendar este fim de semana. São elas: Batayporã (padroeiro da cidade), Corumbá (retomada do município), Costa Rica (padroeiro da cidade), Jardim (padroeiro da cidade), Porto Murtinho (aniversário do município) e Terenos (padroeiro da cidade).

Já os servidores públicos estaduais vão ter direito ao feriado, mas só poderão gozar da folga na próxima sexta-feira (17). O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou ponto facultativo para sete municípios: Batayporã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos. Desta forma, os funcionários vão poder emendar o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (16), com a sexta-feira. Juntando com o fim de semana, serão quatro dias de folga.

Vale destacar que caso o feriado antecipado não tenha sido cumprido por empresa e entidade em março do ano passado, as datas valem como folga sim e no caso de ter havido, em 2021, empregado que trabalhou sem receber extra, o trabalhador também terá direito a gozar a folga dos feriados. Confira o abre e fecha para a próxima semana:

Fecha 

Judiciário – De acordo com o TJMS, haverá plantão judiciário em funcionamento normal para os casos considerados urgentes, como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

Feira Central - Como o ponto turístico normalmente não abre nas segundas e terças-feiras, não fará diferença o feriado. O local vai abrir o resto da semana e funcionar normalmente durante o feriado de Corpus Christi.

Abre 

Mercadão - O Mercadão terá horário diferenciado nos dois dias de feriado da próxima semana. Na segunda (13) e na quinta-feira (16), o funcionamento será até o meio-dia.

Hemosul - O Hemosul irá atender os doadores normalmente na segunda (13) e quinta-feira (16), das 7h às 17h. Já na sexta-feira (17), será das 7h às 12h. Sábado (18), o atendimento retorna à normalidade das 7h às 17h.

Shoppings - Todos os shoppings da Capital vão funcionar normalmente na próxima semana.

Comércio central - Na segunda-feira (13), o Centro de Campo Grande abre normalmente. Já na quinta-feira (16), será ponto facultativo.

Delegacias - Todas vão funcionar normalmente na segunda-feira (13) e terão ponto facultativo após o feriado. Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol, no Tiradentes e Centro funcionam 24 horas, em regime de escala na quinta (16) e sexta-feira (17).

Repartições públicas estaduais - As agências do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Agenfas (Agências Fazendárias do Estado), Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) vão funcionar normalmente na segunda-feira (13). O ponto facultativo será na sexta-feira (17).

Repartições públicas municipais - Funcionam normalmente na segunda-feira (13) em Campo Grande. Ainda não foi publicado decreto para definir se o feriado de Corpus Christi será emendado com a sexta-feira.

Cartórios - Os Cartórios de Registros e de Notas de Campo Grande estarão abertos normalmente na segunda-feira (13). Ainda não foi definido como ficará o feriado de Corpus Christi.

Correios - Todas as agências vão funcionar normalmente na segunda-feira (13). Não foi definido o funcionamento da quinta-feira (16).

Mercados - Vão abrir normalmente na segunda-feira (13).

Lotéricas - Vão funcionar normalmente todos os dias da próxima semana, exceto no feriado nacional de quinta-feira (16), Dia de Corpus Christi.

Bancos - Agências abrirão normalmente na segunda-feira (13).

Nos siga no Google Notícias