ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Filhotes de capivara são encontrados mortos em canteiro da Afonso Pena

Suspeita é que os animais foram atropelados e retirados da via para evitar outros acidentes

Por Clara Farias e Maria Gabriela Arcanjo | 30/12/2025 12:29
Filhotes de capivara são encontrados mortos em canteiro da Afonso Pena
Capivaras mortas deixadas em canteiro central da Avenida Afonso Pena (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Duas capivaras filhotes foram encontradas mortas no canteiro central da Avenida Afonso Pena, próximo à entrada Guató do Parque das Nações Indígenas. A suspeita é de que os animais tenham sido atropelados durante a madrugada e, em seguida, os corpos colocados no canteiro para evitar novos acidentes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Duas capivaras filhotes foram encontradas mortas no canteiro central da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, próximo à entrada Guató do Parque das Nações Indígenas. A suspeita é que os animais foram atropelados e seus corpos removidos para o canteiro para evitar novos acidentes. Moradores relatam que é incomum ver capivaras transitando neste trecho da via. Uma estrutura danificada na grade do parque pode ter facilitado a saída dos animais. Há denúncias de que o local é utilizado para rachas noturnos, colocando em risco tanto a fauna quanto pedestres.

A doméstica Ivete Pereira, de 61 anos, relatou ao Campo Grande News que chegou para trabalhar por volta das 7h e se deparou com os animais. “Em quatro anos que trabalho aqui, essa é a primeira vez que vejo capivaras mortas”, contou. Segundo ela, não é comum que os animais circulem fora do parque nesse trecho da avenida.

“Até eu estou estranhando. Pode ser que elas tenham morrido de outra forma e depois colocaram no canteiro. Mais para frente, no sentido Parque dos Poderes, é comum ver capivaras andando”, detalhou.

Filhotes de capivara são encontrados mortos em canteiro da Afonso Pena
Animais estão ao lado da ciclovia, no sentido centro-bairro (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)
Filhotes de capivara são encontrados mortos em canteiro da Afonso Pena
Estrutura danificada que pode ter facilitado a saída dos animais (Foto: Maria Gabriela Arcanjo)

Para a estudante Emanueli de Oliveira, de 15 anos, é possível que os filhotes tenham saído por alguma fresta na grade do parque. “O pessoal vandaliza o portão, abre as grades para entrar depois que está fechado, e aí elas acabam saindo. Em dias de chuva, elas costumam sair mais”, disse.

Segundo a estudante, é raro ocorrer atropelamento no local. “O pessoal aposta racha quase todas as noites por aqui. É uma falta de noção. Não é um perigo só para as capivaras, mas para as pessoas também”, finalizou.

Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), caso um animal seja encontrado morto, é necessário acionar a Solurb, empresa responsável pelo recolhimento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.