ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Fim do limite de público dá fôlego ao comércio e esperança para Black Friday

Empresários estão otimistas com liberação e esperam crescimento nas vendas de fim de ano

Dayene Paz e Mirian Machado | 20/09/2021 09:51
Comércio no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Comércio no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Nesta segunda-feira (20), o cenário no Centro de Campo Grande não mudou muito em comparação com os últimos meses. No entanto, após mais de 18 meses de restrições por causa da pandemia, o comércio central pode ganhar fôlego e respirar mais aliviado com a liberação para receber até 100% do público, a partir de hoje.

Para os comerciantes, o fim do limite de capacidade dentro das lojas pode não ser sentido de imediato, mas traz esperanças de aumento de vendas para o fim do ano e, principalmente, na tão esperada Black Friday, que ocorre em novembro.

Exemplo é uma loja de roupas e calçados na Barão do Rio Branco, que viu o movimento cair desde o início da pandemia, realidade da maioria dos estabelecimentos. "Acredito que o fim da restrição não vai mudar muito, porque o movimento está mais calmo, até por conta das obras no Centro. Nossa esperança é com o fim do ano e a Black Friday", frisou o gerente, Mayson Ponce.

Mayson, gerente de loja na Dom Aquino. (Foto: Marcos Maluf)
Mayson, gerente de loja na Dom Aquino. (Foto: Marcos Maluf)

A redução de 30% nas vendas não desanimou a gerente de outra loja de roupas. Hanna Leão, de 30 anos, afirma que também está otimista com as vendas no fim do ano. No entanto, mesmo com o fim da limitação de público, pretende continuar controlando a entrada de pessoas.

"A loja vai continuar com as medidas de segurança como, por exemplo, quando começar a formar fila, já seguramos o fluxo do lado de fora", explica.

Na loja de cosméticos, também localizada na Barão do Rio Branco, a subgerente Rosana Camargo, de 31 anos, afirma que foram feitos investimentos em propaganda, promoções e até brindes, mas até a última semana, só teve metade do público esperado.

Rosana conta que está otimista com vendas no fim do ano. (Foto: Marcos Maluf)
Rosana conta que está otimista com vendas no fim do ano. (Foto: Marcos Maluf)

Esperançosa, Rosana afirma que os "dias difíceis" estão chegando ao fim. "Agora, com a liberação, as pessoas vão ficar mais seguras para vir ao Centro e esperamos aumentar as vendas no fim do ano", destacou.

Liberação - Decreto publicado no último dia 17 de setembro, pelo prefeito Marcos Trad (PSD), revogou vinte normas publicadas desde o início da pandemia, que valem a partir desta segunda-feira (20).

Na lista, está a liberação de 100% da lotação em eventos e estabelecimentos, sem determinação de distância específica entre as pessoas, sem obrigação de aferição de temperatura e, além disso, não há mais necessidade de elaborar plano de biossegurança para público estimado de até 200 pessoas.

As regras e o plano são para atividades educacionais; eventos em geral, tais como eventos sociais, culturais, esportivos, científicos, corporativos e similares; parques de diversão, parques temáticos e similares; shoppings centers; centros de eventos, teatros e cinemas; casas noturnas, casas de shows, danceterias, tabacarias com consumição no local e similares; clubes de lazer e saunas e outras atividades que já apresentaram plano de biossegurança para seu funcionamento anteriormente.

No decreto, diz ainda que os estabelecimentos devem atuar na fiscalização colaborativa com o poder público para coibir e desestimular quaisquer iniciativas que violem as medidas estabelecidas.

Nos siga no Google Notícias