ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Gestantes que ganham Bolsa Família podem buscar repelentes de graça em postos

Adriano Fernandes | 24/01/2019 22:38
Gestante recebendo o repelente em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação)
Gestante recebendo o repelente em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação)

As gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família e que fazem acompanhamento do pré-natal nas unidades básicas de saúde de Campo Grande, podem retirar os fracos de repelentes contra o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como como zika, chicungunha e dengue.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande distribuiu 16.115 frascos do produto em 2018 e registrou de janeiro a setembro, 46 casos de dengue em grávidas e nenhum caso de zika. A dengue durante a gravidez é preocupante, principalmente se a mulher for infectada no início ou no final da gestação.

Com a doença, a coagulação sanguínea fica diminuída o que pode causar o desprendimento da placenta, aborto ou parto prematuro. Por isso, o uso do repelente é recomendado para evitar o surgimento da dengue e de outras doenças relacionadas ao Aedes aegypti durante a gestação.

O maior risco para o bebê está se a mãe for infectada pela dengue ainda no final da gestação, pois, quando ao nascimento da criança ela apresente febres, placas avermelhadas no corpo e tremores nos primeiros dias, necessitando de internação para receber tratamento.

Dos 46 casos de dengue em gestantes registrados, 13 foram no 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março), também 13 no 2º trimestre (abril, maio e junho) e 20 no 3° trimestre (julho, agosto e setembro).

Para o recebimento do repelente, a gestante deverá comprovar ser beneficiária do Programa e realizar o pré-natal na unidade básica de saúde (UBS) ou de saúde da família (UBSF) mais próxima da residência. No momento da entrega, a grávida receberá orientação sobre o uso do produto.

Cerca de 1800 gestantes inscritas no Bolsa Família podem receber o repelente. Elas precisam realizar as consultas de pré-natal, atualizar a caderneta de vacinação e atender os critérios exigidos.

O repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente com as gestantes, pelo risco de contrair o vírus zika e aumentar possibilidade da microcefalia em bebês.

Mesmo assim, deve-se realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, usar calça e camisa de manga comprida.

Para o recebimento do repelente, a gestante deverá comprovar ser beneficiária do Programa e realizar o pré-natal na unidade básica de saúde mais próxima da residência. No momento da entrega, a grávida receberá orientação sobre a utilização do produto.

Nos siga no Google Notícias