ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Governador tem fé que Senado vai incluir estados e municípios na reforma

Número de servidores inativos no governo do estado já ultrapassa ativos, segundo Reinaldo

Tainá Jara | 11/07/2019 16:49
Governador Reinaldo Azambuja defende inclusão de estados e municípios durante a reforma. (Foto: Kisie Ainoã)
Governador Reinaldo Azambuja defende inclusão de estados e municípios durante a reforma. (Foto: Kisie Ainoã)

O governador Reinaldo Azambuja deposita no Senado a esperança de inclusão de estados e municípios no texto da reforma da previdência. Aprovado em primeira votação, por 379 votos a favor e 131 contra, na Câmara Federal, nesta quarta-feira, a reforma deve chegar às mãos dos senadores na próxima semana. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, prevê que a votação do projeto nos dois turnos termine nesta sexta-feira.

Em agenda pública, Azambuja criticou o texto-base aprovado. “Nós temos q ter uma previdência equânime. Para servidores municipais estaduais e federais. Isso não é questão de política, mas de uma lógica. Porque se não você vai construir um sistema previdenciário no Brasil com enormes distorções”, afirmou.

Conforme o governador, caso não seja feita alteração para incluir estados e municípios, os prefeitos e governadores serão obrigados mandar projetos de lei separadamente para serem votados. O que também demanda mais tempo para reequilíbrios das contas.

Atualmente, o governo conta com número de servidores aposentado maior dos que os ativos. Ao todo são 75 mil, sendo que 49,5 mil ainda contribuem com a previdência. “Nós estamos falando de um estado que vai completar 42 anos da divisão. Nós somos jovens ainda como estado e já temos mais aposentados do que servidores da ativa. Nós estamos ali empatados já”.

A reforma da previdência muda regras para conseguir a aposentadoria, estabelecendo uma idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres, com 15 anos de contribuição, e de 65 para homens, com 20 anos de contribuição. O texto também alterou a forma de cálculo do valor da aposentadoria, na prática, reduzindo os benefícios.

Nos siga no Google Notícias