A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Julho de 2019

11/07/2019 16:49

Governador tem fé que Senado vai incluir estados e municípios na reforma

Número de servidores inativos no governo do estado já ultrapassa ativos, segundo Reinaldo

Tainá Jara
Governador Reinaldo Azambuja defende inclusão de estados e municípios durante a reforma. (Foto: Kisie Ainoã)Governador Reinaldo Azambuja defende inclusão de estados e municípios durante a reforma. (Foto: Kisie Ainoã)

O governador Reinaldo Azambuja deposita no Senado a esperança de inclusão de estados e municípios no texto da reforma da previdência. Aprovado em primeira votação, por 379 votos a favor e 131 contra, na Câmara Federal, nesta quarta-feira, a reforma deve chegar às mãos dos senadores na próxima semana. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, prevê que a votação do projeto nos dois turnos termine nesta sexta-feira.

Em agenda pública, Azambuja criticou o texto-base aprovado. “Nós temos q ter uma previdência equânime. Para servidores municipais estaduais e federais. Isso não é questão de política, mas de uma lógica. Porque se não você vai construir um sistema previdenciário no Brasil com enormes distorções”, afirmou.

Conforme o governador, caso não seja feita alteração para incluir estados e municípios, os prefeitos e governadores serão obrigados mandar projetos de lei separadamente para serem votados. O que também demanda mais tempo para reequilíbrios das contas.

Atualmente, o governo conta com número de servidores aposentado maior dos que os ativos. Ao todo são 75 mil, sendo que 49,5 mil ainda contribuem com a previdência. “Nós estamos falando de um estado que vai completar 42 anos da divisão. Nós somos jovens ainda como estado e já temos mais aposentados do que servidores da ativa. Nós estamos ali empatados já”.

A reforma da previdência muda regras para conseguir a aposentadoria, estabelecendo uma idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres, com 15 anos de contribuição, e de 65 para homens, com 20 anos de contribuição. O texto também alterou a forma de cálculo do valor da aposentadoria, na prática, reduzindo os benefícios.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions