ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Governador veta projeto que obriga aviso sobre vencimento de CNH

Leonardo Rocha | 23/10/2015 09:10

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o projeto que obriga o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) a comunicar os condutores, via correio, sobre a data de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), com 60 dias antes de expirar o documento.

A proposta ainda estabelecia que além de informar sobre esta data, deveria comunicar sobre os procedimentos de renovação, quais seriam as taxas cobradas e citar as sanções aplicadas aos condutores que dirigem com carteira vencida.

O governo explicou que embora a proposta seja louvável, o projeto tem vícios de inconstitucionalidade, já que a instituição de qualquer programa se trata de um ato típico da administração, com competência exclusiva do poder executivo.

Além disto, deveria constar no orçamento do Estado a origem da receita sobre o custeio do programa, pois esta medida iria gerar despesas ao erário público, em função do envio das informações pelo correio, demonstrando uma "invasão de competência privativa".

Outro - O governador também vetou o projeto que prevê uma série de medidas de prevenção e combate ao abuso sexual no transporte coletivo. Entre as ações estaria a afixação de cartazes no interior dos ônibus, com os procedimentos a serem tomadas pelas vítimas, orientação aos trabalhadores sobre como agir nestes casos e instalação de câmeras de vídeo e monitoramento, para identificar os autores do crime.

Na justificativa do veto se explica que o projeto entra em matéria exclusiva do poder executivo, além disto gera imposição e obrigações às empresas concessionárias, invadindo a competência legislativa dos municípios.

Estes serviços que são controlados pelos municípios, também seriam afetados, pois estas novas medidas poderiam desequilibrar a equação " econômico-financeira", do contrato de concessão/permissão, para a realização do transporte coletivo.

Os dois projetos retornam para Assembleia Legislativa, onde os deputados devem novamente levar a matéria ao plenário, para decidir se mantém o veto do governador ou se derrubam sua decisão.

Nos siga no Google Notícias