ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Grade de parque cai em efeito dominó, bloqueia calçada e expõe animais

Temporal teria provocado queda de árvore sobre a proteção

Jones Mário e Liniker Ribeiro | 20/10/2019 16:24
Grade de parque cai em efeito dominó, bloqueia calçada e expõe animais
Pelo menos 70 pilares de concretos foram quebrados em efeito dominó (Foto: Marcos Maluf)

Pelo menos 300 metros da grade que cerca o Parque Ecológico Anhanduí, no bairro Guanandi II, despencaram em efeito dominó. O estrago pode ter sido causado pelo temporal deste sábado (19), que deixou rastro de destruição em pontos da cidade.

Cerca de 70 pilares de concreto que sustentam a grade, aparentemente novos, foram quebrados na base. Com a queda, a proteção agora bloqueia maior parte da calçada da Avenida Vereador Thyrson de Almeida, prolongamento da Avenida Ernesto Geisel.

A provável causa do estrago foi a queda de uma árvore de médio porte sobre a proteção. A árvore ficava do lado de dentro do parque. Moradora da região, a costureira Ivone Rezende, 58 anos, diz que só percebeu o estrago hoje. “Sempre passo com minha filha por aqui, a pé ou de carro, e não tinha visto ainda”, contou.

Em outro trecho, placa indica a travessia de animais onde a grade também foi derrubada.

Grade de parque cai em efeito dominó, bloqueia calçada e expõe animais
Grade também caiu em ponto sinalizado para travessia de animais (Foto: Marcos Maluf)
Grade de parque cai em efeito dominó, bloqueia calçada e expõe animais
Árvore caiu sobre a grade que protege o parque ecológico (Foto: Marcos Maluf)

Localizado na confluência do Córrego Bandeira e o Rio Anhanduí, o parque ecológico é um dos dois únicos municipais de Campo Grande, ao lado do Parque do Sóter, e foi criado por lei em 2000, com aproximadamente 15 hectares. O local configura uma APP (Área de Preservação Permanente) e é considerado a primeira unidade urbana municipal de preservação da Capital.

A reserva ganhou sede administrativa em 2007, com duas salas, cozinha, banheiros e um teatro de arena. Em 2012, recebeu auditório com capacidade para 50 pessoas e mais uma sala. Depois, passou por um processo de revitalização em 2013.

Nos siga no Google Notícias