ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Grupo técnico vai selecionar projetos sociais para bairros do Anhanduizinho

Indicadores socioeconômicos evidenciam "forte necessidade" de reforçar a proteção social

Por Silvia Frias | 27/11/2025 08:25
Grupo técnico vai selecionar projetos sociais para bairros do Anhanduizinho
Bairro Jockey Club faz parte da região do Anhanduizinho (Foto/Arquivo/Henrique Kawaminami)

A Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas instituiu grupo de trabalho técnico para acompanhar a seleção de organizações da sociedade civil que disputarão a celebração de termo de fomento voltado ao desenvolvimento econômico da região do Anhanduizinho, em Campo Grande. A medida foi tomada por conta da "forte necessidade" de implementação de políticas públicas voltadas à proteção social.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande instituiu grupo de trabalho técnico para selecionar organizações da sociedade civil que desenvolverão projetos socioeconômicos na região do Anhanduizinho. A medida foi publicada no Diário Oficial do município e visa atender ao marco legal das parcerias entre poder público e entidades sociais.A região do Anhanduizinho, que abrange 14 bairros e concentra 24,3% da população campo-grandense, apresenta indicadores que demandam atenção especial em políticas de proteção social. O grupo será responsável por avaliar propostas que complementem as ações municipais, com transferência de recursos para execução local.

A resolução foi publicada nesta quinta-feira no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A região do Anhanduizinho foi registrada como a maior de Campo Grande, com 218,5 mil moradores. A quantidade representa 24,3% da população total, que é de 898,1 mil e abrange os bairros Aero Rancho, Alves Pereira, América, Centenário, Centro-Oeste, Guanandi, Vila Jacy, Jockey Club, Lageado, Los Angeles, Parati, Pioneiros, Piratininga e Taquarussu.

Segundo o texto, a criação do grupo atende ao marco legal que rege as parcerias entre o poder público e entidades sociais, especialmente a Lei Federal 13.019, que define regras para termos de colaboração, fomento e acordos de cooperação. Também são citados dispositivos da Constituição Federal, leis municipais e decretos que tratam da estrutura administrativa e da descentralização de políticas públicas.

A resolução destaca que indicadores socioeconômicos do Anhanduizinho demonstram forte necessidade de políticas municipais voltadas à proteção social e ao desenvolvimento humano. A execução descentralizada por meio de parcerias com organizações da sociedade civil é apontada como alternativa capaz de ampliar o diálogo com a comunidade local e estimular métodos inovadores de atuação.

O grupo será responsável por acompanhar a seleção das propostas de projetos apresentadas pelas organizações interessadas. As iniciativas deverão prever "ações inovadoras ou complementares às políticas públicas municipais" e envolverão transferência de recursos financeiros para execução na região.

A resolução designa servidores da Prefeitura de Campo Grande, lotados ou vinculados à secretaria. A norma entra em vigor na data da publicação e é assinada pela secretária especial Catiana Sabadin Zamarrenho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.