ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Guarda diz que usou spray de pimenta para garantir “direito de ir e vir”

Passageiros que protestaram reclamaram de truculência e falta de diálogo

Jones Mário | 15/11/2019 09:40
Grupo especial da Guarda foi acionado para dispersar manifestantes no terminal (Foto: Marcos Maluf)
Grupo especial da Guarda foi acionado para dispersar manifestantes no terminal (Foto: Marcos Maluf)

Em posicionamento, a Guarda Municipal de Campo Grande justificou que agiu durante protesto de passageiros de ônibus no terminal Morenão para garantir o “direito de ir e vir” do cidadão. O GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da força de segurança usou spray de pimenta para dispersar grupo que bloqueou uma das saídas do local, no início da manhã desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República.

Via assessoria de imprensa, a Guarda reconheceu o direito à manifestação, mas disse que trabalhou para “resguardar o direito do cidadão que não quer participar da manifestação” e também a fim de evitar que as pessoas no bloqueio fossem atropeladas.

Ainda segundo a força municipal de segurança, o uso do spray de pimenta se explicou pelo risco à guarnição, uma vez que o número de policiais era inferior ao de manifestantes.

A Guarda alegou que usou apenas material menos letal. O GPI tinha armas com munição de borracha, que não foram utilizadas durante o protesto. Um processo administrativo disciplinar será aberto para apurar a conduta dos servidores.

Manifestação - A saída sentido centro do terminal Morenão foi bloqueada pelos manifestantes por aproximadamente meia hora, no início desta manhã. Os passageiros se revoltaram com a demora de linhas que passam pelo local.

Quem participou do protesto reclamou de truculência e falta de diálogo da Guarda. Alguns manifestantes sofreram com os efeitos do gás de pimenta.

Responsável pelo transporte público na Capital, o Consórcio Guaicurus tem por medida diminuir o número de ônibus e motoristas nas ruas em até 30% durante feriados e finais de semana.

A reportagem procurou a concessionária, via assessoria de imprensa, mas ainda não houve resposta.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias