ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Guarda Municipal forma 103 patrulheiros aptos ao uso de arma de fogo

Nyelder Rodrigues | 19/12/2016 20:14
Parte da tropa poderá usar armas de fogo no patrulhamento (Foto: Divulgação)
Parte da tropa poderá usar armas de fogo no patrulhamento (Foto: Divulgação)

Dos 180 guardas municipais habilitados ao curso de Patrulheiros da Guarda Civil Municipal, que preparou equipes aptas a portar arma de fogo em serviço, 103 se formaram nesta segunda-feira (19), em evento que contou com a presença do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).

A formatura aconteceu durante à tarde no auditório Ludio Martins Coelho, na Semed (Secretaria Municipal de Educação), que fica na rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida - região norte da Capital. No total, são 1.246 homens na corporação.

Em dois meses, os guardas passaram por capacitação com 600 horas de aulas abordando conhecimentos práticas e teóricos sobre patrulhamento preventivo armado, conforme prevê o Estatuto Geral das Guardas Civis no Brasil.

O processo de ensino deu ênfase à proteção dos Diretos Humanos, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, além de rigorosa seleção, onde os guardas foram submetidos a testes intelectuais, físicos, psicológicos e também a investigação social, questões analisadas em todas as avaliações de entrada em forças de segurança pública.

O armamento da Guarda Municipal em Campo Grande é pretendido há alguns anos pela prefeitura, questão que gerou polêmica, com apoio de parte da população, mas oposição de outra parte. Uma das questões mais contestadas é o curto período de preparação, além de seleção diferenciada ao que acontece com a PM (Polícia Militar).

Em junho, a prefeitura recebeu da PM (Polícia Militar) 275 revólveres calibre 38 que serão usados no trabalho diariamente da Guarda, reforçando as ações na Capital. Antes de armar os guardas, o município teve que atender várias exigências federais. O Executivo também criou a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública) para coordenar as ações.

Nos siga no Google Notícias