ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Guarda Municipal poderá multar infrações de trânsito em 10 dias

Kleber Clajus | 04/12/2014 14:03
Efetivo de 82 guardas será ampliado para 130 até março (Foto: Kleber Clajus)
Efetivo de 82 guardas será ampliado para 130 até março (Foto: Kleber Clajus)
Olarte disse que objetivo do batalhão será reduzir número de acidentes (Foto: Kleber Clajus)
Olarte disse que objetivo do batalhão será reduzir número de acidentes (Foto: Kleber Clajus)

A Guarda Municipal passa a reforçar fiscalização de trânsito, nos próximos dez dias úteis, incluindo aplicação de multas. Formatura, nesta quinta-feira (4), ampliou para 84 o efetivo treinado para atuar em conjunto com o BPTran (Batalhão de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

Valério Azambuja, comandante da corporação, explicou que convênio com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) permite a aplicação das multas no âmbito estadual e municipal. O efetivo também deve ser ampliado para 130 guardas municipais até março de 2015. A escolha dos agentes, neste caso, considerou formação em curso superior, bem como ausência de problemas disciplinares, administrativos e registros criminais.

Na avaliação do prefeito Gilmar Olarte (PP), a presença dos agentes deve inibir a ocorrência de infrações de trânsito em 32 pontos críticos do município. “Eles irão agir em um sistema integrado, de forma preventiva e com isso poderemos reduzir os traumas que lotam os hospitais”, pontuou.

Um novo grupo de 50 guardas municipais deve iniciar treinamento a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Nova secretaria – Nesta semana, a Guarda foi convertida em Secretaria Municipal de Segurança Pública por lei aprovada pelos vereadores da Capital.

Olarte pretende, “o mais rápido possível”, empossar como titular Valério Azambuja. A nomeação está prevista para ocorrer até o fim de semana.

O principal objetivo da nova secretaria, conforme o prefeito, é prospectar recurso federal para o combate as drogas e reforço do policiamento ostensivo no município. Uma coordenadoria será implementada em sua estrutura também para atuar de forma interligada com ações de esporte e cultura nos bairros.

Com efetivo de 1,1 mil guardas municipais, a nova secretaria contará com um secretário, um secretário-adjunto, quatro chefes, um corregedor, dois gerentes e dois coordenadores. Do efetivo, 200 servidores passam por capacitação para uso de armamento e 100 estão formados para atuar no controle de distúrbios.

A nova estrutura administrativa deve englobar ainda ações da Defesa Civil, além de fornecer suporte ao trabalho da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que permanece vinculada a secretaria de obras.

Nos siga no Google Notícias