A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/12/2014 14:03

Guarda Municipal poderá multar infrações de trânsito em 10 dias

Kleber Clajus
Efetivo de 82 guardas será ampliado para 130 até março (Foto: Kleber Clajus)Efetivo de 82 guardas será ampliado para 130 até março (Foto: Kleber Clajus)
Olarte disse que objetivo do batalhão será reduzir número de acidentes (Foto: Kleber Clajus)Olarte disse que objetivo do batalhão será reduzir número de acidentes (Foto: Kleber Clajus)

A Guarda Municipal passa a reforçar fiscalização de trânsito, nos próximos dez dias úteis, incluindo aplicação de multas. Formatura, nesta quinta-feira (4), ampliou para 84 o efetivo treinado para atuar em conjunto com o BPTran (Batalhão de Trânsito) e Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

Valério Azambuja, comandante da corporação, explicou que convênio com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) permite a aplicação das multas no âmbito estadual e municipal. O efetivo também deve ser ampliado para 130 guardas municipais até março de 2015. A escolha dos agentes, neste caso, considerou formação em curso superior, bem como ausência de problemas disciplinares, administrativos e registros criminais.

Na avaliação do prefeito Gilmar Olarte (PP), a presença dos agentes deve inibir a ocorrência de infrações de trânsito em 32 pontos críticos do município. “Eles irão agir em um sistema integrado, de forma preventiva e com isso poderemos reduzir os traumas que lotam os hospitais”, pontuou.

Um novo grupo de 50 guardas municipais deve iniciar treinamento a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Nova secretaria – Nesta semana, a Guarda foi convertida em Secretaria Municipal de Segurança Pública por lei aprovada pelos vereadores da Capital.

Olarte pretende, “o mais rápido possível”, empossar como titular Valério Azambuja. A nomeação está prevista para ocorrer até o fim de semana.

O principal objetivo da nova secretaria, conforme o prefeito, é prospectar recurso federal para o combate as drogas e reforço do policiamento ostensivo no município. Uma coordenadoria será implementada em sua estrutura também para atuar de forma interligada com ações de esporte e cultura nos bairros.

Com efetivo de 1,1 mil guardas municipais, a nova secretaria contará com um secretário, um secretário-adjunto, quatro chefes, um corregedor, dois gerentes e dois coordenadores. Do efetivo, 200 servidores passam por capacitação para uso de armamento e 100 estão formados para atuar no controle de distúrbios.

A nova estrutura administrativa deve englobar ainda ações da Defesa Civil, além de fornecer suporte ao trabalho da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) que permanece vinculada a secretaria de obras.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions