A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

27/11/2013 11:49

Há 10 anos, jovem médico vive para o combate ao câncer e "salvar vidas"

Aliny Mary Dias
Fabrício idealizou e comanda o projeto que leva o consultório móvel para cidades do interior (Foto: Marcos Ermínio)Fabrício idealizou e comanda o projeto que leva o consultório móvel para cidades do interior (Foto: Marcos Ermínio)

Desde os 23 anos ele dedica boa parte dos seus dias ao combate e prevenção do câncer. Idealizador e responsável pelo projeto que fez de um ônibus um consultório itinerante que já percorreu 62 cidades do Estado e atendeu 1,2 mil pacientes, Fabrício Colacino é um apaixonado pela oncologia e faz do trabalho a inspiração para viver.

Fabrício é médico oncologista e tem 33 anos, apesar da pouca idade para os padrões da profissão, o profissional já fez a diferença e convive com a gratidão de pacientes que só descobriram o câncer depois que o ônibus do Hospital do Câncer Alfredo Abrão chegou na cidade.

“Eu fui influenciado na faculdade pelos professores e sempre atuei na oncologia. Terminei minha especialização em Campo Grande e há três anos idealizei esse projeto de levar o tratamento para o interior porque recebia muitos pacientes com o câncer em estado avançado”, explica.

A indignação de começar o tratamento em pacientes com o câncer em estado quase terminal fez com que o médico colocasse equipamentos no próprio carro e viajasse centenas de quilômetros para realizar o trabalho voluntário.

Da carroceria da caminhonete partiu a ideia de colocar os equipamentos em um ônibus e fazer do veículo um consultório itinerante. No início, os atendimentos eram feitos em bairros da Capital, mas há dois anos o ônibus passou a viajar para o interior e o Projeto de Prevenção do Câncer tomou forma.

Novo ônibus já foi comprado e começa a ser usado em fevereiro (Foto: Arquivo Pessoal)Novo ônibus já foi comprado e começa a ser usado em fevereiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Os números são impressionantes. Em dois anos o projeto já fez 822 atendimentos no interior. Para o médico, a satisfação em ver a emoção de um paciente de 90 anos que entrou pela primeira vez em um ônibus para fazer uma cirurgia é indescritível.

“É algo inexplicável. Hoje eu respiro esse projeto porque estou em contato com ele o dia todo e saber que vamos para o interior para cuidar das pessoas é gratificante”, diz o médico.

Se um ônibus já faz o atendimento de forma eficiente, imaginem dois. Pelo custo de R$ 5 milhões, um novo ônibus começará a operar no Estado em fevereiro e será a maior unidade móvel de oncologia do mundo.

“Nós teremos o primeiro mamógrafo móvel e vamos conseguir dobrar nossos atendimentos em todo o Estado”, explica.

Prevenção – Fabrício conta ainda que pesquisas apontam que quando o câncer é diagnosticado no início, a possibilidade de cura é maior que 90%. E além disso, o gasto do poder público e do próprio paciente é menor.

Uma pessoa que está em um tratamento e descobriu o tumor em estado avançado precisa de R$ 100 mil para tratar a doença. Em contrapartida, quando a doença é descoberta no início, o gasto fica em torno de R$ 10 mil.

Rosimeire tem certeza que já está curada (Foto: Marcos Ermínio)Rosimeire tem certeza que já está curada (Foto: Marcos Ermínio)
José foi diagnosticado durante visita do ônibus (Foto: Marcos Ermínio)José foi diagnosticado durante visita do ônibus (Foto: Marcos Ermínio)

E descobrir a doença em estado inicial foi o que salvou a auxiliar de serviços gerais, Rosimeire Antoniassi, 46 anos. A mulher é de Aparecida do Taboado e descobriu um tumor no útero há oito meses.

Depois de retirar o tumor, Rosimeire precisou passar pela quimioterapia e hoje está na penúltima fase do tratamento. “É muito sofrimento, o apoio da família é fundamental, mas eu sempre tive certeza que sairia curada. Só falta uma quimio e eu já venci o câncer”, diz a paciente.

Outro que tem confiança na cura é o aposentado José Carlos Machado, 62. Há dois anos José teve um câncer de pele diagnosticado durante uma das visitas do ônibus do projeto de prevenção e hoje faz a quimioterapia toda a semana, pelo menos quatro horas de cada dia são dedicadas ao tratamento.

“Eu passo muito mal e tenho vontade de vomitar com frequência. Mas sei que o tratamento é a minha chance de ser curado e eu acredito nisso”, diz.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


Trabalhei com Dr Fabricio em Nova Alvorada do Sul,um excelente profissional.Que Deus te abençoe sempre Doutor ,vemos que tú exerce a profissão é por amor,e para salvar vidas!!!!Um verdadeiro Médico.
 
Gislaine Angelica em 29/11/2013 02:04:05
Dr. Fabricio, o senhor foi o anjo que Deus colocou na vida da minha filha Flaviana L. Besegato e nas nossas vidas... Me emociono quando recordo o carinho que dispensa para todos os pacientes, ao chegar na oncologia da Santa Casa seu sorriso é como um calmante para quem está a espera de um palavra sua..
Continue Dr. Fabricio distribuindo o bem onde passar...
Agradeço a Deus pela sua existência e peço sempre proteção para sua família.
Com eterna gratidão.
 
VANDA CATARINA SCHMITT em 28/11/2013 13:16:37
Doutor Fabrício não tem asas, mas é um anjo na vida de todos nós que somos seus pacientes, extremamente humano e dedicado, tem o poder de amenizar nosso sofrimento nos piores momentos, não apenas com tratamento medicamentoso, mas sim com o seu carinho, preocupação, dedicação. Deveriam existir mais profissionais da saúde com esse comprometimento e amor pela profissão e pelo ser humano!
 
flaviana luiza besegato em 28/11/2013 12:37:52
parabens dr Fabricio muito Boa essa Homenagens Tão Merecida, a Esse Médico tão Dedicado e educado que tem Amor ao Proximo!!!!
 
Leila Lima em 28/11/2013 10:48:27
Parabéns pelo trabalho!
 
Tânia Varela em 27/11/2013 23:00:56
Acabei de passar com minha mae neste onibus pois ela fez uma cirurgia, o atendimento de todos que trabalham e especial feito com amor parabens a todos
 
wanessa ibarra em 27/11/2013 21:17:56
Parabéns Dr Fabricio, sou testemunha viva da sua dedicação e atenção, quando atendeu minha mãe a D, Gloria foi muito humano ela sempre retribuiu com suas chipinhas para o Dr. que ela tanto admirava, desejo que o Deus todo poderoso possa sempre estar ao seu lado.
 
Cristiane Oliveira Pereira Laura em 27/11/2013 19:51:04
Perfeito Dr. Fabricío!Mil vezes parabéns!As pessoas estão necessitando muito disso!
 
Thais Couto Borges em 27/11/2013 19:33:37
Muito lindo seu trabalho Parabéns, e continue sempre levando esperança as pessoas que ali te procura ....são minoria de médicos que faria uma coisa dessa,eles pensam em se formar logo e abrir seu consultório e cobrar um absurdo de caro,que pessoas de baixa renda não teria o previlégio de se consultar!!
 
Joana Bartie em 27/11/2013 19:24:54
Quero parabenizar o Dr. Fabrício Colacino, por sua visão vocacional, de modo responsável, valorizando a vida dessas pessoas, ajudando de maneira profissional no sofrimento delas. Oxalá, que em nosso Estado e em nosso País, existam outros Doutores Fabrícios e Doutoras que fazem da profissão um instrumento de abençoar a vida das pessoas que tanto sofre com essa e outras enfermidades em nosso País. Parabéns ao Dr. Fabrício e sua equipe vai minha, admiração, consideração e respeito pelo trabalho de vocês.
 
João Alves de Souza em 27/11/2013 18:20:21
Tive a oportunidade de conhecer de perto o projeto e acompanhar algumas viagens e posso dizer sim que é algo muito bom de verdade. O atendimento é para beneficiários da Cassems mas também para o SUS, então não procede a crítica de que só atende plano de saúde. É uma iniciativa importantíssima que já conseguiu diminuir significativamente o número de diagnósticos tardios no interior do estado. Sem falar que o Dr. Fabrício é muito atencioso e querido pelos pacientes que atende, em todo lugar que passa. Parabéns a todos os envolvidos no Ônibus da Saúde, que isto sirva de exemplo para os administradores da saúde pública.
 
Mila Markus em 27/11/2013 17:46:03
parabêns mil vezes!!!!!!!
 
nilda lima em 27/11/2013 17:08:03
com certeza este Dr iluminado não está preocupado com os médicos cubanos , pois este tem compromisso com a vida e não com a grana ...
 
Hércules Raimundi em 27/11/2013 16:57:10
parabéns doutor,só quem já teve casos na família sabe o que é um câncer,é uma doença totalmente curável principalmente quando descoberta no incio,força a todos que estão passando pelo processo de cura,que deus abençoe a todos
 
diego flores de freitas em 27/11/2013 16:50:52
Dr. Fabrício, Deus ilumine, abençoe infinitamente sua vida e de seus familiares. Tu es um anjo enviado por Deus, es um instrumento divino usado para realizar obras de amor e respeito ao próximo. Parabéns pelo seu trabalho e profissionais colaboradores. Felicidades!!!
 
Ângela Araújo de Oliveira em 27/11/2013 16:48:43
Dr. Fabrício, Deus ilumine, abençoe infinitamente sua vida e de seus familiares. Tu es um anjo enviado por Deus, es um instrumento divino usado para realizar obras de amor e respeito ao próximo. Parabéns pelo seu trabalho e profissionais colaboradores. Felicidades!!!
 
Ângela Araújo de Oliveira em 27/11/2013 16:46:11
Bonitão o médico. Parabéns pelo trabalho!!!
 
Ana Rios em 27/11/2013 16:41:58
Parabéns Dr.Fabrício!!Que Deus o abençoe cada dia mais!!!São de Anjos assim que o mundo precisa.
 
Luzia Nogueira Rocha em 27/11/2013 16:38:17
sem palavras para descrever dr. fabricio,exemplo de humanidade além da beleza fisica é um ótimo profissional,carismatico,educado e muito bom médico tive o prazer de conhecer esse exemplo de pessoa é de profissianais assim q a populaçao precisa....

parabêns dr. fabricio pelo ótimo trabalho.q deus te ilumine sempre....
 
nilda lima em 27/11/2013 16:32:06
Ai Sim, Médico e Ser Humano, onrando aquilo que Deus lhe confiou. Parabens Doutor, que Deus multiplique Sua Sabedoria e Ciencia.
 
MARCOS VIEIRA em 27/11/2013 16:29:32
Meu Deus.....é meu médico, qdo ele começou a idealizar esse onibus eu estava em tratamento, e me mostrou as fotos de como ficaria, e ficou assim lindo. O trabalho desse médico é surpreendente, ele é não passa na rede globo aos domingos mas ele É FANTASTICO, pessoa de carater, e que tem um amor pelos pacientes, trata nos como se fossemos alguem da própria familia. Eu sou fã incondicional dele, fui curada depois de um tratamento de 3 anos. Ele é de DEUS. Que Deus abençoe ele e sua equipe que deixam suas casas nos FDS pra irem atender as comunidades interioranas.
 
Gilda lima de godoy em 27/11/2013 16:24:10
Parabéns DRº Fabrício Colacino ... É de pessoas como voce que o Brasil necessita, é uma pena seus colegas não amem a profissão como voce...
 
Loíde Pereira da Silva em 27/11/2013 16:17:54
Que DEUS te abençoe Doutor, pessoas como o senhor é que ainda fazem a diferença no mundo, quando o estado se faz inerte ou totalmente ausente nos cuidados com a população mais carente nos temos a grata satisfação de tomar conhecimento de sua nobre atitude, que DEUS continue iluminando seu caminho, Obrigado Doutor.
 
Alberto Bento - Dourados em 27/11/2013 16:16:01
Como costumavam ser os juramentos: "Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.
A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação...", é exatamente isto o que o dr. Fabrício tem feito.
Infelizmente são poucos os que realmente demonstram amor pelo o que fazem, que tratam os pacientes com dignidade mesmo em situações que desafiam os sentimentos humanos. Não é nada fácil lidar com pessoas, ainda mais fragilizadas por doença, e, quando nos deparamos com um caso assim devemos sem sombra de dúvidas parabenizar e muito! Nossos agradecimentos e que sirva de exemplo para os demais profissionais médicos e de incentivo para outros que como o dr. fabrício já exercem sua profissão buscando excelência.
parabéns!
 
Jessica Nadine em 27/11/2013 16:14:35
Parabéns pela iniciativa, fico feliz em saber que existe pessoas como o sr. para salvar vida.
 
Mirelle de Souza Câmara em 27/11/2013 16:12:33
Parabéns a esse médico e toda a equipe. É desse tipo de pessoa e profissional que o Brasil precisa. Médicos que não arrumam desculpas e sim apresentam resultados, mesmo contando com a dificuldade na estrutura da saúde no País. Que isso sirva de exemplo a todos os profissionais da área médica para, sabendo das dificuldades, uma vez que as vivencia mais de perto, lutarem por melhorias no sistema.
 
Maria do Carmo em 27/11/2013 16:04:12
É disso que precisamos, Obrigado Dr Fabrício pelo Carinho e Dedicação!
 
Paula Inzaubralde em 27/11/2013 16:02:28
Parabéns Doutor! Você é um exemplo de humanidade e inteligência. Desejo que haja bastante progresso nessa jornada e que cada vez mais pessoas possam alcançar a cura desse mal. Um abraço!
 
Fernanda Helene Reis Barros em 27/11/2013 15:50:26
Parabéns a este médico, que Deus ilumine ele nesta caminhada, são de pessoas assim que o mundo esta precisando.
 
Luciana Saldanha em 27/11/2013 15:37:29
Ótimo médico, salvou minha mãe do câncer, temos muito que agradecer a ele!
 
Rhelben Moresco em 27/11/2013 15:20:31
Parabéns ao Dr Fabricio, genro do Dr Adalberto Siufi!
 
Claudio Fonteles em 27/11/2013 15:10:52
Na verdade quem criou tudo isso e mais um pouco foi o DR. ADALBERTO SIUFI se esse jovem esqueceu, e não ele que!
 
José Henrique Medeiros em 27/11/2013 15:01:14
´Realmente é emocionante e ao mesmo tempo gratificante saber que existem pessoas dessa qualidade. Ufa... nem tudo está perdido. Imaginem se pudessemos dispor de um pequeno percentual dos recursos roubados do nosso povo e do nosso país para causas dessa natureza ? Parabéns Dr. Fabrício. Tomara que voce tenha mais seguidores.
 
sebastiao dos reis em 27/11/2013 15:00:21
Inicialmente dou os parabéns ao Drº Fabrício, que posso dizer com toda certeza, ter amor pela profissão de médico, pois como se refere o juramento feito " “manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção”, e que pensa em 1º lugar na vida e felicidade de seus irmãos em DEUS. É certo e correto que busquemos o conhecimento e então o retorno financeiro para a melhoria de nossas vidas, mais o erro de tudo é que após alcançarmos, nos esquecemos de DEUS e de que foi através dele que chegamos ao abjetivo! Muitas pessoas começam á traçar sua meta já pensando no lado financeiro, e assim passam á olhar as pessoas não como irmãos, e sim como clientes e objetos de troca "SUA VIDA EM TROCA DE SEU DINHEIRO"... Parabens novamente ao Drº fabrício, e tenha a certeza que a recompensa vira
 
nivaldo silva em 27/11/2013 13:32:23
mas isso ai é só para atendimento cassems, o atendimento para quem precisa mesmo é só no final. e olhe lá.
 
JOSE ANTONIO em 27/11/2013 13:28:49
Parabéns Dr. Fabrício por esta visão extraordinária e por este projeto lindo que nasceu em seu coração. Que Deus te abençõe grandemente.
 
Iliana Diniz em 27/11/2013 13:19:13
Parabéns Drº Fabrício: e digo se muitos fizesse um pouco não precisaria de poucos fazerem bastante.
Tenho certeza que sua parcela com Deus a cada dia esta sendo escrita, seus créditos vão fazer a diferença.
Você é um iluminado, um beijos no seu coração.
Obrigada por você existir.
 
neuza borges leal em 27/11/2013 13:14:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions