ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Um ano e meio depois, hospital volta a fazer transplante renal de doador morto

Viviane Oliveira | 06/05/2012 12:23
Issam Moussa, diretor da Santa Casa. (Foto: João Garrigó)
Issam Moussa, diretor da Santa Casa. (Foto: João Garrigó)

Há um ano e meio sem cirurgias, a Santa Casa de Campo Grande voltou a fazer transplantes renais com órgãos de doador cadáver na última sexta-feira (4). A informação é do diretor-presidente da junta interventora da Santa Casa, Issam Moussa.

De acordo com ele, já foram realizados dois transplantes desde sexta-feira. “O importante é que os trabalhos foram retomados. Agora a oferta será maior para aqueles que aguardam na fila por um transplante de rim”, destaca.

A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Claire Miozzo, disse que hoje existe uma fila de 340 pacientes aguardando por um transplante de rim.

“Esta notícia é ótima. Voltamos a fazer o que sempre deveríamos ter feito, transplantar pacientes do nosso estado que está na fila há anos”, relata.

Só no ano passado foram coletados 22 órgãos de doadores cadáver, mas nenhum foi encaminhado à pacientes de Mato Grosso do Sul. Todos foram levados para outros Estados, de acordo com ela.

Os transplantes de rim estavam sendo feitos apenas quando envolvia doadores vivos, o que tornava a espera longa. Há pacientes que aguardam mais de ano por um transplante.

Nos siga no Google Notícias