Homem é socorrido após ser espancado por equipe da Guarda Civil
Uma testemunha presenciou a agressão e acionou o Samu
Um homem de 25 anos foi espancado em frente a uma conveniência na Rua Catiguá, no Jardim Canguru, em Campo Grande, na madrugada deste domingo (5). Conforme informações de testemunhas, ele apanhou de uma equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado pela PM (Polícia Militar) com base no relato de uma testemunha, o homem chegou na conveniência bastante alterado, no momento em que passava uma viatura da GCM.
Uma mulher, que estava na conveniência, afirmou que no momento da abordagem, a equipe agrediu o homem fisicamente. Quando ela perguntou se os guardas levariam o homem para a delegacia, eles teriam dito que não, porque "não queriam ficar até 9h na delegacia".
Depois disso, a mulher disse que eles saíram, deixando o homem descordado na via. Ela então acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que o levou para receber atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon.
Posteriormente, foi transferido para a Santa Casa. Não há informações sobre seu estado clínico, apenas que ele estava consciente e orientado. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa.
Em nota, a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) afirmou que os guardas negaram o ocorrido e vão registrar boletim de ocorrência por calúnia e difamação contra a testemunha.
Contudo, será aberto procedimento interno para apuração dos fatos, pois todas as viaturas possuem rastreador, sendo possível saber o horário e local onde estiveram. No local também há câmeras de segurança que poderão auxiliar nas investigações.
*Matéria alterada às 11h50 para acréscimo de posicionamento