ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

HR atinge capacidade máxima e Hospital de Campanha é ativado com 10 pacientes

Internações por covid-19 devem permanecer no prédio do HR e hospital de campanha deve atender outras doenças

Tainá Jara | 24/06/2020 16:56
Tenda instalda no estacionamento do Hospital Regional (Foto: Arquivo/Henrique Kawminami)
Tenda instalda no estacionamento do Hospital Regional (Foto: Arquivo/Henrique Kawminami)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), referência no tratamento de covid-19 no Estado, atingiu nesta quarta-feira a capacidade máxima de internações e a tenda instalada no estacionamento da unidade precisou ser acionada. Dez pacientes estão recebendo tratamento na estrutura levantada ainda no início da pandemia, em março desde ano.

Primeiras transferências de pacientes foram realizadas no início da tarde hoje. O prédio do HR continuará concentrando as pessoas diagnosticadas com a covid-19, enquanto demais pacientes serão levados para a tende de forma gradativa.

A medida precisou ser tomada porque o sistema de leitos do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está sobrecarregado, considerando a taxa de ocupação de leitos críticos da unidade hospitalar é de 78,1%.

Na semana passada, taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na unidade beirava os 90% na unidade.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, lembra que a estrutura foi planejada ainda no início da pandemia no Estado, como medida preventiva. “Sempre ressaltei que não queríamos chegar ao ponto de ter que usar este centro de triagem, porém nos organizamos para este momento. Este local será usado para os casos não relacionados à covid-19. Com o atual cenário, o acionamento da tenda se torna inevitável. Esperamos que a população passe, agora, a colaborar para que a pandemia não avance ainda mais”.

Nesse momento, as tendas passam por manutenção preventiva, os setores efêmeros começam a receber insumos e a área administrativa finaliza a montagem para os atendimentos. Porém, são ajustes que não impedem que o Hospital de Campanha comece a receber os primeiros pacientes.

Com 144 leitos de enfermaria, que não serão ocupados na sua totalidade, consultórios, laboratório e farmácia, a estrutura será utilizada para pacientes não covid-19, mas que precisam de internação. As unidades intensivas dentro do prédio continuam atendendo pacientes com o novo coronavírus e outras patologias.

No último fim de semana, como tentativa de não sobrecarregar o sistema, o HRMS transferiu 13 pacientes para outros hospitais da capital, mas o número exponencial de casos que insistem em subir na Capital elevou a taxa de ocupação dentro do Regional.

A diretora-presidente do Hospital Regional, Rosana Leite de Melo, comentou a necessidade de abertura da estrutura. “Infelizmente, a pandemia se instalou de forma muito agressiva na Capital nos últimos dias. Não queríamos isso em nenhum momento, temos trabalhado de forma árdua para conter o novo coronavírus””.

Nos siga no Google Notícias