ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

HSBC vai pagar R$ 30 mil para gerente demitido por não cumprir metas

Filipe Prado | 16/07/2015 11:46

O banco HSBC foi condenado a pagar R$ 30 mil por danos morais para um gerente demitido por não cumprir metas. A sentença foi dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região que manteve a decisão da Vara do Trabalho de Rio Brilhante, cidade distante 163 quilômetros de Campo Grande.

Conforme o relato, havia um ranking de desempenho dos gerentes no banco, onde os que ficavam em última colocação, seriam demitidos da empresa. Testemunhas apontaram que as metas e cobranças de impostos eram abusivas, sendo que havia pressão psicológica por parte da empresa, pois os funcionários que não produziam o desejado, aguardavam a demissão ou eram penalizados.

O banco, em sua defesa, alegou que o assédio moral não foi comprovado e que o gerente sabia de suas responsabilidades e o cumprimento das metas cobradas. O HSBC pediu a redução da indenização.

O desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida, relator do processo, assegurou que as provas contidas revelam uma situação desrespeitosa, constrangedora e vexatória para com o gerente.

Além de danos morais, o gerente exigiu o pagamento de horas extras, pois trabalhava uma carga horária a mais do que o exigido por lei, e não poder cumprir um intervalo intrajornada integralmente.

Fechamento - O banco HSBC anunciou que vai encerrar suas atividades no Brasil, com o objetivo de retomar seu crescimento nos próximos anos. Em Mato Grosso do Sul, a instituição emprega cerca de 450 funcionários e administra contas importantes, como a folha de pagamento da prefeitura de Campo Grande.

Ainda não há confirmação sobre o dia de fechamento das atividades do banco, mas o HSBC negocia com o Bradesco, Santander e Itaú a venda de seu patrimônio no Brasil e quem comprar, consequentemente assume as responsabilidades.

Nos siga no Google Notícias