ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

HU diz que superlotação reduziu, mas ainda há pacientes acima da capacidade

Dados atualizados indicam que há 59 pacientes para apenas 18 vagas nesse hospital

Guilherme Correia e Jhefferson Gamarra | 30/09/2021 11:09
Entrada do Hospital Universitário, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Entrada do Hospital Universitário, em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Durante inauguração de instalações médicas no HU (Hospital Universitário) Maria Aparecida Pedrossian, o superintendente da unidade, Claudio Cesar da Silva, explicou ao Campo Grande News que o hospital, superlotado desde julho, teve uma pequena redução na quantidade de pacientes sendo atendidos, acima da capacidade oficial.

No entanto, ainda que tenha havido tal diminuição, segundo ele, ainda existe enfermos em número maior que o ideal nos corredores do HU.

Ele ressalta que está em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), para encaminhar indivíduos ao Hospital do Pênfigo. “Estamos trabalhando com essa instrução, para diminuir essa superlotação, em um plano de 20 dias. Não tem como diminuir, de uma hora para a outra”.

“Ainda tem gente no corredor, só que está bem menos agora. No começo da semana, estava com 50 pacientes acima do contratado. Está sendo melhor regulado”, explica. Segundo dados atualizados, há 41 pacientes acima da capacidade nesta quinta-feira (30) - ou seja, uma redução de aproximadamente 30% desde o começo da semana.

O HU tem tido muitas dificuldades no atendimento de pacientes há várias semanas. A reportagem apurou que, muitas vezes, os pacientes chegam em condições de “vaga zero”, ou seja, que devem ser atendidos, obrigatoriamente, mesmo sem haver total necessidade.

O presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Oswaldo de Jesus Ferreira, não compareceu ao evento nesta manhã, que inaugurou algumas estruturas hospitalares no HU.

Pessoas esperam em frente à portaria do Hospital Universitário. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas esperam em frente à portaria do Hospital Universitário. (Foto: Marcos Maluf)

O que diz a Sesau - O Campo Grande News perguntou novamente à pasta municipal, quais ações têm sido feitas para corrigir tais problemas e aguarda resposta. No entanto, anteriormente, foi informado que a regulação para urgência e emergência no município é feita considerando quantidade de pacientes e vagas.

"Estão sendo regulados para o Hospital Universitário apenas os casos de pacientes que necessitam de atendimentos os quais o HU é referência no tratamento, como é o caso da infectologia, onde este é a única referência no município", dizia a Sesau.

Além disso, a Sesau afirmou que em Campo Grande, grande parte dos procedimentos eletivos já retornaram. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a retomada destes atendimentos está sendo feita conforme a disponibilização de leitos e diminuição do fluxo de covid-19, desta forma, alguns procedimentos já estão sendo normalizados aos poucos.

Nos siga no Google Notícias