ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Identificação facial será obrigatória para combater fraude na isenção de ônibus

Edivaldo Bitencourt | 11/08/2015 16:46
Agora, ao apresentar cartão de isento, usuário deverá olhar para câmera para fazer identificação facial (Foto: Arquivo)
Agora, ao apresentar cartão de isento, usuário deverá olhar para câmera para fazer identificação facial (Foto: Arquivo)

A partir de agora, os 102,7 mil beneficiários com a isenção no transporte coletivo de Campo Grande serão obrigados a fazer a identificação facial. Obrigatória, a medida tem o objetivo de combater a fraude no sistema e faz parte do contrato de concessão, firmado em outubro de 2012 com o Consórcio Guaicurus.

Conforme o Decreto Municipal 12.698, assinado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), estudantes, idosos e outros beneficiados deverão fazer o registro da imagem fácil ao apresentar o cartão do benefício antes de passar na catraca dos ônibus, das estações de embarque e dos terminais de transbordo.

Os isentos não podem estar, no momento de posar para as câmeras, com óculos escuro, boina, chapéu ou qualquer tipo de adorno que impede a identificação. Só ficam desobrigados os portadores de deficiência que não podem passar na catraca, como cadeirantes.

De acordo com o decreto, o deficiente tem direito a cadastrar dois acompanhantes, mas apenas um poderá acompanhá-lo em cada viagem. Eles também serão obrigados a fazer o recadastramento até 31 de dezembro deste ano (para aqueles com direito a acompanhante) e até o final de 2016 (para os demais.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a medida tem o objetivo de reduzir a fraude na utilização do benefício. A isenção pesa no cálculo final da tarifa e pode representar até 30% do valor pago pelos usuários.

Segundo o órgão, são 47,3 mil estudantes com direito ao passe livre. O segundo maior grupo é formado por 46,7 mil idosos. Ainda são contemplados 3,9 mil portadores de deficiência mental, 1.710 deficientes físicos, 974 auditivos, 670 visuais e 407 cadeirantes. Outros 300 estão com o benefício por determinação judicial e 157 são líderes comunitários.

Nos siga no Google Notícias