ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Idosos acamados, indígenas e crianças têm direito a vacina contra pneumonia

Quantidade de doses é insuficiente, segundo a Sesau

Anahi Zurutuza | 22/04/2017 09:35
Doses estão disponíveis nas salas de vacina dos postos de saúde (Foto: Arquivo)
Doses estão disponíveis nas salas de vacina dos postos de saúde (Foto: Arquivo)

Em Campo Grande, idosos, indígenas e crianças com até 2 anos têm direito à vacina contra a pneumonia. Por não ter número de doses suficientes para vacinar toda a população idosa - cerca de 70 mil pessoas na Capital -, somente os acamados ou que vivem em asilos são imunizados, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), diferente do que foi divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria para a reportagem na quinta-feira (22).

Sem informar números, a Sesau explica que o PNI [Programa Nacional de Imunização] “não envia quantitativo de doses”.

Em nota, a secretaria informou ainda que “obedece rigorosamente o Calendário Nacional de Vacinação proposto pelo Sistema Único de Saúde”.

Contudo, conforme o Ministério da Saúde, a vacina é indicada para idosos, crianças menores de 2 anos, indígenas, profissionais da saúde e gestantes, pessoas com mais de 2 anos que apresentem condições que predisponham às infecções pneumocócicas recorrentes; deficiência de imunoglobulinas e neoplasias maligna. Idosos acamados têm direito a receber a vacina no local onde estão.

Idosos acamados, indígenas e crianças têm direito a vacina contra pneumonia

Ao contrário da informação repassada anteriormente, a Sesau ressaltou que “não recebeu nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde quanto alterações das indicações da pneumo23”. “Diante das circunstâncias, a secretaria continua a administrar as doses conforme as normativas vigentes”, completou a nota.

A vacina administrada em crianças é diferente - a pneumo 10. Segundo a secretaria, as doses dos dois tipos de vacina contra a pneumonia estão disponíveis nos postos de saúde. Idosos, entretanto, têm direito de serem imunizados em casa, basta que alguém acione uma das equipes de imunização.

Doença - A pneumonia é uma infecção respiratória grave e caracteriza-se por febre e tosse com catarro. Em muitos casos, precisa de internação, podendo levar a pessoa à morte se não tratada adequadamente.

Em Campo Grande, do início do ano até agora, foram registrados 58 casos da doença, que é responsável por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de 5 anos.

Cerca de 15 milhões de crianças são hospitalizadas, por ano, por pneumonia, em países em desenvolvimento. A doença também é responsável por cerca de 20% dos 8,8 milhões de óbitos anuais em todo o mundo.

*Matéria alterada às 14h02 para corrigir informações repassadas de forma errada pela Sesau.

Nos siga no Google Notícias