ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Movimento é tranquilo no primeiro dia de vacinação contra gripe na Capital

Nesta etapa serão disponibilizadas 44 mil doses e durante toda a campanha serão enviadas 200 mil

Yarima Mecchi e Richelieu de Carlo | 18/04/2017 11:19
UBS do bairro Coronel Antonino. (Foto: Richelieu de Carlo)
UBS do bairro Coronel Antonino. (Foto: Richelieu de Carlo)

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe teve baixa procura nos postos de saúde de Campo Grande. A primeira etapa tem como objetivo vacinar os profissionais da saúde e crianças de seis meses a menos de dois anos. Durante a manhã desta terça-feira (18), 17 crianças foram vacinadas em dois postos de saúde.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), nesta primeira etapa a serão disponibilizadas 44 mil doses e durante toda a campanha serão enviadas 200 mil para a Capital.

No UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Coronel Antonino o gerente, Célio Barbosa, disse que até o meio da manhã foram vacinadas sete crianças e senhas estão sendo distribuídas para controlar o fluxo. Ele atribui a baixa procura a divisão dos grupo por etapa e acredita que deve piorar em maio. 


"Movimento está normal na unidade e como a campanha vai ser realizada em grupos fica menos tumultuado. Espero que a partir de 2 de maio começa a ficar mais complicado. Estamos distribuindo senha para controlar desde já", informou.

UBSF do Estrela Dalva. (Foto: Richelieu de Carlo)
UBSF do Estrela Dalva. (Foto: Richelieu de Carlo)

A estudante Jéssica Lima, de 19 anos, levou a filha de 10 meses para vacinar. Ela já ia se consultar e aproveitou para vacinar a menina. "É importante para evitar doença, já trouxe", enfatizou.

Com a filha de um ano e dez meses, o professor Rafael Rossi também procurou a unidade do Coronel Antonino. "Aqui eu nunca tive problema no atendimento. Sempre deu certo, nunca tive dificuldades, sempre foram atenciosos. Esperei uns 15 min", disse.

O setor de vacinas do UBS do bairro Nova Bahia estava vazio nesta manhã e nenhum funcionários quis falar com a reportagem.

Na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Estrela Dalva dez crianças foram imunizadas. Uma funcionária que não quis se identificar disse que o movimento estava normal.

"Está sem filas e cerca de dez crianças foram vacinadas. Acredito que ainda não se atentaram por ser o primeiro dia da campanha e o movimento deve aumentar", declarou.

Em Campo Grande 65 unidades de saúde entre UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) estarão vacinando.

UBS Nova Bahia. (Foto: Richelieu de Carlo)
UBS Nova Bahia. (Foto: Richelieu de Carlo)

Cronograma - A meta é vacinar 197.737 pessoas, sendo que foram estipulados 11 grupos prioritários para a imunização. Pelo cronograma, de 18 a 22 de abril serão imunizados, exclusivamente, profissionais de saúde e crianças menores de 2 anos.

A partir do dia 24 de abril, o atendimento estará estendido às gestantes, mulheres com 45 dias após o parto e crianças menores de 5 anos.

Já a partir do dia 2 de maio, idosos (mais de 60 anos); povos indígenas; presos e funcionários do sistema prisional; pessoas com comorbidades (diabetes; hipertensão; transplantados) e professores da rede pública e privada. Acamados podem fazer o agendamento da vacinação no domicílio por meio do telefone (67) 3314-3062.

O cronograma segue até dia 26 de maio, quando oficialmente termina a campanha.

Pelo rigoroso protocolo de segurança, para ser imunizado, os integrantes do grupo de risco terão que apresentar documento com foto. No caso de doentes crônicos, diabéticos e gestantes, por exemplo, haverá necessidade da apresentação também de um laudo médico.

Nos siga no Google Notícias