ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Idosos amanhecem na fila para garantir dose no 1º dia de vacinação da gripe

Grupo aguardava desde as 6h em UBS para receber imunizante; vacinação começou hoje na Capital

Idaicy Solano e Mariely Barros | 03/04/2023 10:25
Adilson Spada foi o terceiro a se vacinar na unidade nessa manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)
Adilson Spada foi o terceiro a se vacinar na unidade nessa manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)

Idosos chegaram cedo na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Pedro Félix de Souza, no Jardim Paradiso, para garantir a vacina da gripe, que começou a ser aplicada nesta segunda-feira (3). A primeira remessa de imunizantes, com 23 mil doses, foi distribuída pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e estão disponíveis para aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande.

A unidade abre apenas 7h, mas desde as 6h o casal José Pereira dos Santos, 71 anos, e Lourdes Rodrigues, 72 anos, já estava lá. Foram os primeiros da fila para receber o imunizante.

José garante que a vacinação está sempre em dia, inclusive a de covid. “Toda vida me vacinei, quando saiu a da gripe tomava pelo particular, porque minha filha trabalha em hospital. Assim que abriu no SUS, eu sempre vim”.

Lourdes, segunda da fila, atrás do marido, enfatiza que é importante manter a vacinação em dia para evitar doenças: “Tomei todas da covid e tomei até a bivalente, não dói nada”, garante.

O casal ficou sabendo da vacinação ainda na semana passada e fez questão de ir até a unidade de saúde na sexta-feira (31) para confirmar.

Adilson Spada, 74 anos, também ficou sabendo da vacinação no final de semana e chegou cedo à unidade para confirmar se teria mesmo a imunização. O idoso afirma que mantém a carteira de vacinação sempre em dia. “Para as pessoas mais velhas é importante se proteger”.

Lourdes foi a segunda da fila, e recebeu o imunizante logo após o marido. (Foto: Henrique Kawaminami)
Lourdes foi a segunda da fila, e recebeu o imunizante logo após o marido. (Foto: Henrique Kawaminami)

Vacinação - A campanha de vacinação contra a gripe começou hoje (3) e as doses estão disponíveis em todas as USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), quase 200 mil pessoas integram os 18 grupos considerados prioritários para vacinação. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir 90% do público-alvo.

Segundo a Sesau, a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B.

Antecipação - Devido ao aumento de casos, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) decidiu antecipar o calendário em uma semana. A primeira remessa recebida do Ministério da Saúde contém 92 mil imunizantes, no total.

Os motivos da antecipação são o aumento de casos de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registrados pelo Estado e o início do outono que, por ser uma estação mais seca, acaba favorecendo a transmissão de vírus respiratórios.

Confira abaixo os grupos que podem se vacinar:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

 

Nos siga no Google Notícias