A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/04/2011 13:30

Idosos defendem criação de crematório municipal

Vivianne Nunes

Membros do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, em Campo Grande, começam uma mobilização para garantir um crematório municipal em Campo Grande.

Na quarta-feira (20), eles fazem uma reunião com representantes do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) para uma discussão sobre a necessidade. A informação é do presidente do Sindicato, Jânio Batista de Macedo. Segundo ele, o interesse é de que seja um serviço público, como alternativa diante de preços altos de funerais.

“Manter um jazigo é uma despesa grande. Com o crematório não. O familiar leva as cinzas para casa e dá o fim que convier”, afirmou.

Para ele, o trabalho iria reduzir os espaços, ocupados atualmente por cemitérios, e favoreceria o meio ambiente. “Queremos iniciar uma discussão com segmentos religiosos e com os interessados”, afirmou Batista.

De acordo com o líder sindical, não há quem faça o procedimento em Campo Grande e as pessoas que desejam utilizar os serviços de um crematório precisam sair daqui e buscar outros estados.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


Apoio total a iniciativa dos aposentados, isso será ótimo.
 
Julio Martini em 05/09/2011 09:46:03
Estão de parabens! Fico feliz. Pena, que na minha cidade Maceió-AL não tem um crematório porque o meu desejo tb é ser cremada após a minha morte. Sei que existe um projeto para ser construído uma unidade no Parque das Flores. Vamos ver.
Mas, vcs aí de Campo Grande !! me surpreenderam. Legal!
Se muitos pensassem assim....
 
vera oliveira em 01/09/2011 05:32:22
Parabéns aos nossos aposentados, estão certíssimos, cemitério é anti-higiênico, chega de jogar corpos na terra. Que idéia maravilhosa a de vocês.
 
Elza m Gonçalves em 19/04/2011 09:05:31
Parabéns a todos que tiveram essa iniciativa.É o meu desejo, quando chegar minha hora, de ser cremada, todos na família já sabe disso e não vou abrir mão dessa idéia. Nossa capital precisa acompanhar os grandes centros no quesito alternativas e desenvolvimento, afinal... tudo muda, e eu também já mudei meus conceitos em relação a isso.
 
telma silveira em 19/04/2011 08:38:38
Apoio totalmente a ideia. Precisamos de um crematorio municipal, onde seria estendido a todos que quiserem ser cremados.
 
Marli Serrilho em 19/04/2011 08:38:27
Maravilhoso, meu sonho desde menina é ser cremada após minha morte e meus orgãos doados, tomara que de certo, espero que quando morrer eu seja cremada aqui mesmo.
Meus parabéns aos que tiveram essa idéia e levam adiante esse projeto.
 
Célia regina de Campos em 19/04/2011 08:35:43
Totalmente a favor pois os velórios em ms estão pela hora da morte.
 
maria ferreira da silva em 19/04/2011 07:52:23
acho muito boa a idéia, com isso entendo que até o meio ambiente vai ganhar.
 
mucio martins monteiro em 19/04/2011 06:41:36
Parabens para quem teve a brilhante ideia já era hora de pensar em simplificar as coisas!
vieste do pó e para o pó voltaras!
 
Maria Benedita Peixoto em 19/04/2011 05:17:23
vai ser bom demais, so assim realizo meu sonho de qndo morrer ser cremada.
 
isabel almeida em 18/04/2011 11:16:09
Sabem porque ainda não existe um crematorio em c grande, pq quando uma pessoa apresentou na prefeitura um projeto para construir a pax foi na imprensa e falou que estava a 3 anos viabilizando a construção de um crematório, assim a pessoa que ia construir voi orientada a desistir, e até hoje a Pax nada fez pelo tal crematorio, claro eles não tem interesse receber condominio a vida toda dos familiares e muito mais vantajoso, võ enfrente tem muita gente querendo o crematorio que pode pagar pelo serviço o que torna viavel para todos, parabéns já era tempo de tomar esta iniciativa
 
francisca rauber em 18/04/2011 11:12:11
Excelente iniciativa, esperamos que não fiquem estudando a viabilidade por muitos e muitos anos e que ninguém seja cremado vivo, pois é o medo que meu marido tem, pois a incompetência impera em todos os setores neste país.
 
Vanda M Martins Tosta em 18/04/2011 11:07:25
TOTAL APOIO, ISSO PRECISA SER DE EXTREMA URGENCIA UMA CIDADE COMO GRANDE MS, EH ATE UMA VERGONHA, VAMOS APOIA GENTE.
 
jose ricardo delmondes em 18/04/2011 10:09:39
plenamente a favor, demorou, principio limpo rápido, e pelo que vi, ninguem é contra, quando começa a funcionar?
 
José Geraldo em 18/04/2011 08:57:55
Sou totalmente a favor, o desejo do meu pai era ter o seu corpo cremado, e após sua morte, em 2010, meus irmãos e eu realizamos sua vontade, mas, foi caro e trabalhoso, porque o crematório mais próximo de Campo Grande e o municipal de São Paulo, na vila Alpina, cerca de 1100Km de distância.
 
José Vieira Lopes Filho em 18/04/2011 06:55:39
Parabéns pela iniciativa. O crematório mais proximo de Campo Grande, esta são Paulo que está há mais de 1000km de distancia. Campo Grande precisa de um crematório para atender a regiãoCentro Oeste.Tenho certeza que esta idéia não encontrará resistência da população, exceto daquelas empresas que fazem dos sentimentos humanos um meio de vida e exploração.
 
Renato da rocha ferreira em 18/04/2011 06:36:07
Sou completamente a favor......
 
JULIANA FLEITAS NOMURA em 18/04/2011 06:22:29
Apoio totalmente! Além do meio ambiente e do bolso da família, o Poder Público também sairá beneficiado, afinal, nos cemitérios públicos é ele que custeia a manutenção!
Outro benefício da cremação é que sobram jazigos, assim, aqueles que por motivos religiosos ou qualquer outro não quiserem ser cremados, tem espaço garantido!
 
Lana Carolina Lübe em 18/04/2011 06:14:15
Parabéns pela excelente iniciativa! Acho que só trará benefícios para a coletividade,para as famílias e o meio-ambiente, dando opções para pessoas que nem eu, que preferem ser cremadas após a morte e não encontram esse serviço disponível em Campo Grande.
 
celso almeida em 18/04/2011 05:57:38
A inciativa tem meu total apoio, afinal o bom senso começa a chegar em nossa população.
A hipocrisia tem hora para acabar, atualmente o "ao pó voltará", está deixando o segmento de funerárias milionários, existindo um verdadeiro cartel.
Chega o meio ambiente agradece.
 
Edson Pereira da Costa em 18/04/2011 05:37:52
Eu acho ótimo e apoio, pois pago há anos por um serviço de funerária, porque não confio quando precisar no serviço da Prefeitura.
 
laudejane pereira de sousa em 18/04/2011 02:12:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions