ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Impasse com exame deixa incerteza sobre morte cerebral de criança de 5 anos

Emilly Vitória Saraiva de Jesus está internada há mais de 15 dias e teve um AVC

Tainá Jara | 14/02/2020 18:55
Emilly Vitória nasceu com síndrome de Down e aos cinco anos também foi diagnosticada com síndrome de "moyamoya" (Foto: arquivo pessoal)
Emilly Vitória nasceu com síndrome de Down e aos cinco anos também foi diagnosticada com síndrome de "moyamoya" (Foto: arquivo pessoal)

O diagnóstico de síndrome de “Moyamoya”, que aumenta muito o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e atinge em maior número quem tem síndrome de Down, inaugurou uma batalha pela vida da menina Emilly Vitória Saraiva de Jesus, de 5 anos, no ano passado. Internada há mais de 15 dias, agora sua família vive incerteza quanto ao fim desta luta. Impasse quanto à realização de exame para atestar a morte cerebral da criança deixa a família entre o adeus e a esperança.

O pai da menina, Waldesson Pereira de Jesus, 39 anos, relata que a menina tratava desde janeiro uma celulite bacteriana no olho. No entanto, mesmo medicada, o quadro de saúde de Emilly piorou no dia 29 de janeiro, quando foi internada no Hospital Universitário. Dois dias depois ela teve um AVC e os médicos levantaram a hipótese de morte cerebral.

Desde então, a família aguarda por prova do diagnóstico para saber como proceder. Protocolo para morte encefálica foi aberto na semana passada, mas o procedimento carece do resultado de um eletroencefalograma. “Estamos vivendo um velório por dia desde o dia 01 de fevereiro”, afirmou.

Conforme o HU, não há no hospital o aparelho necessário para a realização do exame. O equipamento está a disposição apenas na Santa Casa, porém, foi informado que estaria em manutenção.

A equipe do hospital tentou realizar outro procedimento para constatar o resultado, no entanto, a paciente, que está em estado considerado gravíssimo, não estava com as condições corporais necessárias e o resultado foi inconclusivo. O exame deve ser repetido amanhã.

A Santa Casa informou o eletroencefalograma está funcionando, porém, não há condições para fazer o transporte do equipamento até o HU.

Nos siga no Google Notícias