Indígenas pedem alojamento e melhorias na feira em frente ao mercadão
Representantes da Feira Indígena, localizada em frente ao Mercado Municipal, na Praça Oshiro Takemori, aproveitaram a visita do prefeito Marquinhos Trad (PSD), neste sábado (15), para pedir melhorias na praça que abriga os comerciantes. Ainda que o local tenha sido reformado em 2015, a reivindicação é para saia do papel o projeto de reforma total do espaço, feito em 2009, que previa até a construção de alojamentos.
No local, já foram instalados dois banheiros e um cômodo, mas os indígenas alegam ser muito pequeno para acomodar a todos. De acordo com a presidente da Associação da Feira Indígena, Vanda de Albuquerque, o local é utilizado apenas para guardar colchões.
Além disso, os indígenas também pedem pequenas intervenções como a remoção dos canteiros, guias e a grade colocada para resguardar o espaço, localizadas no interior da praça.
Depois de ouvir os pedidos, o prefeito Marquinhos Trad chamou atenção para a regularização do local, que, segundo ele, “ficou prejudicada por questões administrativas na gestão passada”, como ausência de documentos. “Vocês precisam se regularizar até para que possamos investir em vocês aqui”, disse Marquinhos.
A Prefeitura ficou de constituir uma comissão, com a presença de um engenheiro para ver a viabilidade das reivindicações.
Segundo o arquiteto Walter Cortez, que elaborou o projeto, a ideia é revitalizar este que é um dos pontos turísticos da cidade, criar um espaço de lazer e convivência, transformado numa etapa seguinte, em praça de alimentação, tornando o espaço mais atrativo.