ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Indústria cobra na Justiça regulamentação da lei de resíduos sólidos da Capital

Osvaldo Júnior | 25/10/2017 19:53
Coleta de lixo em Campo Grande; serviço também é feito aos grandes gerados de resíduos, causando despesa extra ao município (Foto: Arquivo)
Coleta de lixo em Campo Grande; serviço também é feito aos grandes gerados de resíduos, causando despesa extra ao município (Foto: Arquivo)

A demora de quase cinco anos da Prefeitura de Campo Grande para estabelecer normas previstas na Lei Complementar 209/2012 levou o problema para o campo da Justiça. A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) impetrou, na semana passada, ação para que o município regulamente a lei antes de as empresas assumirem a obrigatoriedade pela coleta de resíduos.

Sancionada pelo então prefeito Nelsinho Trad, a Lei Complementar 209/2012, que completa cinco anos no dia 27 de dezembro, instituiu o Código Municipal de Resíduos Sólidos. A lei também disciplina “a limpeza urbana, seu manejo e seus serviços, dispondo ainda sobre seus princípios, objetivos e instrumentos”.

Foi criada, por essa lei, a chamada “coleta especial”, que deve ser feita pelos grandes gerados de resíduos sólidos, como as indústrias. Para isso, entretanto, o Código Municipal estabelece a necessidade de regulamentação pela prefeitura de diversos pontos, como os relativos a horário, frequência, manuseio e tratamento desses resíduos.

Em 2010, a Lei Federal 12.305 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre as prerrogativas, está a de sujeitar os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a se responsabilizarem pelos resíduos que geram.

Prazo quase no fim – Devido às exigências da lei federal, o MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito, no dia 19 de abril deste ano, para apurar a eventual omissão da prefeitura na responsabilização dos grandes geradores de resíduos.

O prazo dado ao município se encerrou no dia 2 deste mês. A prefeitura solicitou e foi atendida com período de mais 30 dias para suspender a coleta de resíduos dos grandes gerados.

Na Justiça – O tempo, que se tornou exíguo para as empresas se adequarem, e a não regulamentação da lei municipal, motivaram a Fiems, segundo alegou, a entrar com ação na Justiça.

No dia 20 deste mês, a instituição impetrou Mandado de Segurança Coletivo na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, em Campo Grande, contra o prefeito Marquinhos Trad.

Nessa terça-feira (25), o juiz David de Oliveira Gomes Filho intimou o prefeito a se pronunciar em 72 horas. “Após, apresentada ou não manifestação, voltem-me os autos conclusos para decisão”, afirma o magistrado.

A demora na regulamentação da Lei Complementar 209/2012 impacta sobre os cofres públicos. O município, conforme informou, tem despesa média mensal de R$ 435 mil com a coleta e tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos grandes geradores. A saída parece, então, ser única: normatizar uma lei, que já tem meia década de existência.

Nos siga no Google Notícias