ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ineditismo de julgamento por crime em Portugal marcou até juiz em júri

Rafael Ribeiro e Marcus Moura | 08/06/2017 11:48
Justiça brasileira negou extradição de Weslley Primo e processo foi conduzido no Brasil (Foto: André Bittar)
Justiça brasileira negou extradição de Weslley Primo e processo foi conduzido no Brasil (Foto: André Bittar)

Na abertura do julgamento que irá decidir sobre o acusado de matar um idoso de 66 anos a facadas, em Portugal, na manhã desta quinta-feira (8), o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, responsável pelos trabalhos, destacou o fato de ser a primeira vez que conduziria o júri de um crime cometido em outro País.

O ineditismo do caso foi o responsável por encher a plateia do Fórum de Campo Grande. Advogados e estudantes de direito lotaram o local. Muitos ficaram de pé para acompanhar as atividades.

“É um julgamento bem excepcional”, disse Almeida, na abertura dos trabalhos. “Vários fatores contribuíram para facilitar os trâmites do processo, a internet, que possibilita uma comunicação muito rápida.”


Todas as oitivas do caso foram feitas em Portugal, por meio de vídeo conferência. O júri está sendo feito por alguns fatores: a compatibilidade entre os dois códigos penais e problemas da Justiça portuguesa em conseguir um acordo a extradição do acusado. “Mais de 10 anos fazendo tribunal de Júri e essa é a primeira vez que eu me deparo com caso como esse”, disse.

O caso -Weslley Ribeiro Primo, 22 anos, é indiciado pelo assassinato de Virgílio da Silva Cabral, 66 anos, praticado no dia 3 de maio de 2014, em Lisboa. Dias após o crime, o acusado deixou o país lusitano e voltou para o local onde nasceu, no Bairro Aero Rancho (Zona Sul de Campo Grande). Ele só foi preso no ano seguinte ao ocorrido. 

Sempre de cabeça baixa durante o júri, sem a levantar sequer para responder as perguntas feitas pelo juiz, Primo reiterou a versão dada anteriormente por sua defesa de que se trata de um crime de legítima defesa.

O momento em que explica o ocorrido foi marcado pela única pausa durante o júri. Já que Primo chora ao contar os detalhes do crime. “Eu entrei em choque pelo que aconteceu”, disse.

Em sua oitiva, o acusado explicou que conhecia a vítima há cerca de dois meses, ele e seus amigos sempre chamavam o taxista de 66 anos para fazer corridas quando saiam para aproveitar a noite na Capital portuguesa.

No dia do crime a vítima, por estar de folga, convidou Primo para sair. O ponto de encontro foi uma praça em Lisboa, eles iriam encontrar outros amigos do acusado, porém o taxista disse que precisava passar em casa para trocar de roupa.

Na casa, o taxista teria começado a lhe assediar, passando a mão nas pernas. Primo conta que recusou a investida e então foi ameaçado com uma faca pelo taxista, momento em que os dois entraram em vias de fato.

Mesmo com as lágrimas, a parte da oitiva em que explicou a dinâmica do crime gerou controvérsia na acusação. Primo disse que a maioria das 38 facadas que atingiram o taxista ocorreram enquanto ambos brigavam. Mas a perícia apontou que os cortes são fundos o suficiente para contrariar essa alegação.

“Eu vim embora (de Portugal) correndo, com medo, mas também sem perspectiva alguma por lá. Por isso voltei”, alegou o acusado, na oitiva. “Não me apresentei em Portugal também por isso, medo de não conhecer as leis do país.”


A perícia encontrou fluídos corporais na vítima, mas o acusado reiterou que não tinha relações homossexuais e que era casado, inclusive com um filho recém-nascido de menos de 1 ano de um relacionamento anterior ao casamento.

Os trabalhos no Fórum de Campo Grande vão continuar até o período da tarde, quando deve ser dado o veredicto e a pena do acusado, caso ele seja condenado.

*Matéria editada às 13:06 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias