A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

03/12/2013 08:36

Iniciada há 15 anos, área invadida ainda cresce no Bairro Nova Capital

Filipe Prado
Área invadida ainda passa por situação precária (Foto: Marcos Ermínio)Área invadida ainda passa por situação precária (Foto: Marcos Ermínio)

Área invadida há cerca de 15 anos, no Bairro Nova Capital, próximo ao Kartodromo Municipal de Campo Grande, não foi regularizada pelo poder público. Contudo, apesar dos problemas com a falta de água e energia elétrica, a "favela" cresce a cada dia.

Há mais de 15 anos a área já é ocupada pelos moradores. Eles não têm mais esperanças da intervenção da prefeitura. “Estamos sem solução. Já ficamos sem luz, sem água”, relata Josilane Malaquias, 30 anos.

Ela explica que os moradores da região passam por muitas dificuldades e não tem previsão de sair do local. “Nós já ficamos três semana sem água e todos os dias ela acaba de manhã e só volta a tarde. Já fiz meu cadastro na EMHA (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande), mas nunca fui chamada”, comenta Josilane.

Mas, Silvia Clemente de Souza, 28, explica que a área já foi muito pior. “Agora temos coleta seletiva. A energia é ruim, mas está melhor do que antes”, relata.

Para os outros moradores, mais antigos, a reclamação é sobre a qualidade de vida. Antonio Alencar, 79, está na área por falta de opção. “Meus cinco filhos me largaram aqui, não tenho para onde ir. Eu vivo uma vida mendiga”, relata o morador.

Antonio é analfabeto e recebe um salário do estado, para ajuda de custo, e tenta conquistar seus direitos no Nova Capital. “Quero um cavalete e um padrão aqui na minha casa. Quando comprei aqui, não tive orientação, comprei sem saber”, relata Antonio.

Os moradores ainda têm medo de que aconteçam acidentes, por conta da fiação precária na área. “Eu tenho medo que aqui pegue fogo, por causa da gambiarra da fiação elétrica”, comenta Josilane.

Mesmo com todos os problemas a "favela" continua crescendo. Ilson de Souza Marques, 46, é um dos novos moradores do Nova Capital. "Eu vou mudar pra cá para não precisar pagar mais aluguel, pra mim financeiramente é melhor. E tenho esperanças que legalizem aqui". 

Prefeitura – O vereador Ademar Vieira Junior, Coringa, (PSD) tenta reverter à situação dos moradores. “A área é dividida entre particular e da prefeitura. Somente o empresário, dono da área particular, quer negociar com os moradores, mas a prefeitura não reage”, afirmou.

Ele explica que são cerca de 130 famílias morando no Nova Capital e sugeri a elas que tentem casas do estado. “Eu falo para eles se cadastrarem no EMHA, para tentar um outro lugar para morar”, relata Coringa.

Antonio diz que vive uma vida mendiga no Nova Capital (Foto: Marcos Ermínio)Antonio diz que vive uma "vida mendiga" no Nova Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Os moradores tiveram que fazer uma gambiarra para poder obter energia (Foto: Marcos Ermínio)Os moradores tiveram que fazer uma "gambiarra" para poder obter energia (Foto: Marcos Ermínio)
Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


Sou moradora da região há 30 anos e sou testemunha de que foi feita a venda do loteamento Nova Capital, inclusive com conhecimento da prefeitura naquela época. Eu não comprei, mas dezenas de famílias compraram, de forma "regular"!E agora são chamados de invasores?
 
Janete dos santos em 03/12/2013 11:12:22
Esta na hora do poder que se diz publico demonstrar que de fato o e, promovendo justiça social e beneficiando os que de fato necessitam de moradia, e não os cupinchas de politicos , o povo quer ver funcionar o programa habitacional e pagar pelas casas, sem ter que implorar nada. Devolva a dignidade de seus eleitores, ou eles vão mostrar sua indignação nas urnas.
 
adilson silva em 03/12/2013 10:46:31
UMA CIDADE, SÓ SERÁ CIDADE, SE O PREFEITO, NÃO QUISER, POIS TODAS E QUAISQUER ATIVIDADES, SÓ PODERÁ SER IMPLANTADA COM A SUA LICENÇA, E SE A CIDADE TEM BAGUNÇA, CULPEM EXCLUSIVAMENTE O PREFEITO, POIS TEM AUTORIDADE MÁXIMA, INCLUSIVE SOBRE O GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL, PORTANTO, MUNÍCIPES, OS PROBLEMAS GERAIS, QUE TEM SUA CIDADE, RECORRAM AO PREFEITO, URGENTEMENTE, ELE É OBRIGADO A SE RESPONSABILIZAR, CÓDIGO CIVIL, CÓDIGO OBRAS, E TRIBUTÁRIOS, POR ISSO, PAI, BOM, FILHO BOM, POLÍTICOS RUINS, MUNICÍPIOS E ESTADOS E FEDERAÇÃO RUINS, SÓ MISÉRIA, FAVELAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA ZERO, POVÃO COBREM SEUS DIREITOS, PARA QUE PAGAR IMPOSTOS, SE PAGAM DIREITO LEGADO, PROCUREM AS PROMOTORIAS PÚBLICAS, PARA REIVINDICAREM SEU DIREITOS.
 
PEDRO BRAGA em 03/12/2013 10:23:15
Na nova capital não tem só favela tem muitas casas boas,tem até sobrado e compramos e pagamos os terrenos,a prefeitura e os (vereadores) que não se interessam pra resolver a escritura dos terrenos.quanto as casas da ehma só sai pra quem as autoridades querem,quem precisa não tem.Fica minha indignação.
 
rosane escavoni em 03/12/2013 10:05:09
Como fica a questão da justiça social e a luta pela dignidade humana? Questiono: onde estão os envolvidos com os direitos humanos? Não é direito humano ter moradia de qualidade e acesso aos serviços de saneamento básico? Os representantes dos direitos humanos? Esses estão com certeza defendendo estupradores, pedófilos, assassinos e os demais indefesos delinquentes!! Sei que mesmo os criminosos, na sua maioria, advém de uma sociedade injusta, desigual em todos os sentidos e sem oportunidades iguais para todos, começando pelo acesso a educação de qualidade. Contudo, condenar famílias de bem a viver na mediocridade é realmente fruto de uma política de interesses da "ditadura dos coronéis (governantes) e da autocracia burguesa (latifundiários)", nítida em campo grande e no restante do país.
 
Rafael Eliziário Vieira em 03/12/2013 09:26:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions