ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Inscrições para 1,5 mil vagas em cursos do IFMS começam amanhã

Vagas são para Campo Grande e outras 13 cidades do Estado

Clayton Neves | 06/06/2021 22:01
Fachada do IFMS em Ponta Porã, um dos campus com cursos disponíveis. (Foto: Arquivo)
Fachada do IFMS em Ponta Porã, um dos campus com cursos disponíveis. (Foto: Arquivo)

Começam nesta segunda-feira (7) as inscrições para 1. 590 vagas abertas em cursos de idiomas e qualificação profissional do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) nos polos de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Jardim, Três Lagoas, Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Para os cursos de espanhol, inglês e libras são reservadas 340 vagas. Os três são na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) e são ofertados nas cidades onde o IFMS tem campus – Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são para diversos níveis com turmas para iniciantes e turmas já em andamento que o candidato deve fazer prova de nivelamento.

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. Os cursos ofertados, número de vagas e horário das aulas podem ser consultados no anexo II do edital.

Já as outras 1.250 mil vagas são para cursos FIC na modalidade EAD (Educação à Distância). Nesse caso além das cidades onde o IFMS tem campus, as oportunidades estão disponíveis em Água Clara, Alcinópolis, Costa Rica, Figueirão, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os cursos disponíveis neste caso são espanhol básico I e II, inglês básico I e II, operador de computador e vendedor.  A duração varia de três a cinco meses e estão previstos encontros presenciais semanais nos polos onde o estudante estiver matriculado. O início das aulas está marcado para 9 de agosto.

O quadro completo de vagas, com a escolaridade e a idade mínimas exigidas para o curso escolhido e dias e turnos dos encontros presenciais, e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Para qualquer um dos cursos oferecidos as inscrições devem ser feitas a partir do dia 7 de junho na página do Candidato no portal do IFMS. Para os cursos de idiomas os estudantes, o prazo encerra dia 23 de junho e a seleção será por meio de sorteio no dia 28.

O resultado preliminar será divulgado no dia 3º e a primeira chamada acontece dia 6 de julho. Para os cursos de espanhol básico e inglês básico será realizada prova de nivelamento nos dias 7 e 8 de julho, com resultado no dia seguinte. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail cread@ifms.edu.br.

Para os cursos de idiomas, as inscrições vão até dia 30 de junho e no dia seguinte a convocação para prova de nivelamento será divulgada. As avaliações serão online nos dias 5 a 9, 12 e 13 de julho.

A relação final dos candidatos será dia 19 de julho e o sorteio para as vagas será realizado dia 20. O resultado da classificação final e a primeira chamada devem acontecer dia 26 do mesmo mês.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, no dia 19 de julho será divulgada a relação final de candidatos aptos ao sorteio, previsto para ser realizado no dia 20.

O resultado preliminar, com a classificação de todos os candidatos inscritos, será divulgado no dia 22 de julho. A classificação final e a primeira chamada estão previstas para o dia 26 do mesmo mês.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.

Nos siga no Google Notícias