ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Instalada há 15 dias, escultura de capivará é danificada por vândalos

Escultura denominada como 'Morena' teve patas quebradas e foi arrancada de suporte onde estava exposta

Luana Rodrigues e Guilherme Henri | 08/09/2017 16:26
Escultura quebrada após ação de vândalos. (Foto: Direto das Ruas)
Escultura quebrada após ação de vândalos. (Foto: Direto das Ruas)
Suporte onde escultura estava aparada. (Foto: Marina Pacheco)
Suporte onde escultura estava aparada. (Foto: Marina Pacheco)

Vândalos quebraram uma das cinco esculturas artísticas do projeto Capivara Urbana, que estava exposta em frente ao Sesc Morada dos Baís, na Avenida Noroeste, em Campo Grande.

As obras de arte foram lançadas no dia 25 de agosto, por um projeto criado pela Águas Guariroba, e são inspiradas em uma das maiores intervenções artísticas do mundo, a Cow Parade - esculturas de vacas coloridas a céu aberto.

A capivara 'Morena', criada por Cleir Ávila, foi arrancada do suporte que a aparava e teve as patas quebradas. Funcionários do Sesc removeram a escultura, para que sejam feitos reparos.

Um segurança do prédio, que preferiu não se identificar, disse que não viu a ação, mas ouviu de um morador que um rapaz subiu na capivara e a escultura quebrou. Ele teria ido embora logo após danificar o objeto. 

Justamente para evitar esse tipo de ação, havia uma placa de ‘não toque’ em frente a escultura. No entanto, segundo este mesmo segurança, várias pessoas que passavam pelo local para tirar fotos, acabavam tocando no objeto.

Um boletim de ocorrência está sendo registrado para que a polícia investigue o caso. Porém, no local não há câmeras de segurança, o que dificulta a identificação dos vândalos.

Cultura local - As cinco obras são dos artistas Ana Ruas, Isaac de Oliveira, Jonir Figueiredo, Guto Naveira e Cleir Ávila, que expressaram em cada peça o que sentem pela cidade, em cores e diferentes estilos.

Esculpidas em fibra de vidro, as peças têm 90 centímetros de altura, 1,85 cm de comprimento e 60 centímetros de largura. Elas estão expostas na Praça Ary Coelho, Orla Morena, Feira Central, Sesc Morada dos Baís e altos da Avenida Afonso Pena, até dezembro, quando serão leiloadas.

O valor arrecadado com o leilão será doado para instituições assistenciais de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias