ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Internações por covid na Capital são as maiores desde dezembro

Maior pico da doença, até o momento, foi em dezembro; apesar disso, taxa de ocupação de UTI's preocupa

Guilherme Correia | 09/03/2021 08:35
Leito de terapia intensiva em hospital na Capital (Foto: Reprodução/Prefeitura)
Leito de terapia intensiva em hospital na Capital (Foto: Reprodução/Prefeitura)

A procura por leitos de terapia intensiva em hospitais de Campo Grande tem preocupado autoridades em saúde, que preveem um colapso no sistema. Mesmo que em menor nível do que o pior índice apresentado, em dezembro, a situação de agora pode ser mais crítica devido a falta de profissionais de saúde para trabalharem em leitos.

A covid-19 nunca parou de fazer vítimas no Estado, e agora, com a detecção da nova cepa em território sul-mato-grossense, os casos podem vir a piorar.

“É um cenário muito difícil. Médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e demais servidores que manuseiam pacientes em leitos de UTI estão escassos. E muitos deles estão exaustos e apreensivos ao sair de casa e colocar a sua vida em risco", alertava o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante coletiva feita na semana passada.

Segundo ele, aglomerações nas ruas da Capital e em festas têm feito com que o vírus continue a se espalhar com facilidade, e continue levando pessoas para serem internadas em hospitais com problemas respiratórios.

Última atualização consolidada do painel Mais Saúde, até o fim da noite desta segunda-feira (8), indica que havia 206 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) especializados para casos de covid-19 e/ou SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) disponíveis, enquanto havia 213 pacientes regulados.

Ou seja, o monitor indica uma demanda maior do que o que as estruturas oferecem. Conforme apurado pela reportagem, esse sistema não considera leitos contratados na rede particular e os que não são habilitados oficialmente pelo Ministério da Saúde, seja por não atender todos os critérios exigidos, quanto pelo fato de ainda não terem sido oficializados.

O percentual de ocupação desses leitos estava ajustado em 103%, taxa muito semelhante à verificada em dezembro e no início de janeiro. No domingo (7), chegou a bater 105%. Esse número foi o maior desde 3 de dezembro, quando foi 106%.

Ainda conforme a plataforma, o dia mais crítico foi em 12 de dezembro, quando foi apontado uma ocupação de 123% dos leitos de UTI para covid-19.

Nos siga no Google Notícias