A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/03/2013 08:29

Investigado por desvio de dinheiro, hospital recebe milhões em doações

Só em 2011, Hospital do Câncer recebeu R$ 2,3 milhões doados por moradores da Capital

Aline dos Santos
Hospital tem contratos com empresas de diretores. (Foto: Marcos Ermínio)Hospital tem contratos com empresas de diretores. (Foto: Marcos Ermínio)

No centro de denúncias de superfaturamento e alvo de operação da Polícia Federal, o Hospital do Câncer conta com a solidariedade para se manter de portas abertas. Em 2011, a unidade hospitalar, administrada pela Fundação Carmen Prudente, recebeu R$ 2.355.531,64 em doações e patrocínios.

O dado é do Sicap (Sistema de Cadastro de Prestação de Contas). O mesmo levantamento mostra que no período o SUS (Sistema Único de Saúde) repassou R$ 15.493.148,82. Em sua maioria, as doações são captadas por meio de ligações telefônicas e os valores são recolhidos pessoalmente, que vão desde R$ 10 até onde pesar a boa vontade do doador.

Na semana passada, o MPE (Ministério Público Estadual) requereu à Justiça o afastamento da cúpula do hospital: Adalberto Abrão Siufi (diretor-geral), Blener Zan (diretor-presidente) e Wagner Miranda (diretor-financeiro). "É certo que nenhum doador se sentirá seguro a saber que parte de sua doação está sendo revertida para as empresas dos requeridos", enfatiza a promotora Paula Volpe. Sem posicionamento do judiciário, o Conselho Curador do Hospital afastou a direção na noite de ontem. 

Conforme a denúncia, Siufi fez manobra para manter contrato com a empresa Neorad, do qual é proprietário, e rendia, em média, R$ 3,1 milhões por ano. Pressionado pelo Conselho Curador, o contrato com a Saffar & Siufi Ltda (nome oficial da Neorad), que perdurava desde 2004, foi rescindido em agosto do ano passado. Contudo, em março deste ano, sete meses depois, o Ministério Público recebeu a informação de que a sucessora no contrato foi a Siufi & Saffar Ltda.

Apesar dos nomes invertidos, as empresas tem o mesmo quadro societário. Além de Adalberto, a Siufi & Saffar pertence a Issamir Farias Saffar. Entre 2007 e 2010, a Saffar & Siufi recebeu R$ 12,7 milhões. O detalhe é que o contrato previa o pagamento do valor estipulado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mais acréscimo de 70%. Siufi também é questionado pelo pagamento de altos salários parentes. Já a Blener e Wagner são donos da Elétrica Zan, que, entre 2002 e 2011, recebeu R$ 26.408 do Hospital do Câncer.

Sangue Frio – Na terça-feira, a PF apreendeu documentos na casa de Adalberto Siufi, na Neorad, Hospital do Câncer e Hospital Universitário. São investigados crimes de superfaturamento, corrupção, formação de quadrilha. A operação Sangue Frio terminou com a apreensão de R$ 200 mil e armas. Siufi chegou a ser preso pelo porte ilegal, mas foi solto ao pagar fiança de R$ 30 mil. O diretor do HU, José Carlos Dorsa Vieira Pontes, foi afastado por 60 dias.

Ontem à noite, o conselho curador da Fundação Carmem Prudente afastou os diretores investigados pela Polícia e aprovou a indicação de uma nova diretoria executiva para gerir o Hospital do Câncer. 



meu Deus como tem pessoas assim no mundo tirando de pessoas doentes se aqui na terra nao tiver justic;a la em cima vao pagar pelo que fizeram.Tem que devolver tudo que roubaram vamos ver o povo quer resposta...
 
celia peres em 24/03/2013 10:52:14
Marcos Freitas, tudo isso é golpe mesmo, dos mais descarados...nunca sabemos quem está "do outro lado da linha"...esse tipo de gente, aproveita da boa-fé das pessoas para arrecadar dinheiros para si, em prol da Instituição usada para essa finalidade.
 
Jane Cintra em 21/03/2013 13:50:57
Que Coisa...

sempre ajudei esse e outros lugares, no total INVISTO em media 50.00 por mes em doações..

o que fazer agora?...Eu vou continuar doando, afinal R$ 50,00 nunca me fez falta, (NÃO TENHO VICIOS, NEM DESPESAS COM REMEDIOS) mais pra quem recebe, de repente serve pra comprar alguma coisa e ajudar na vida de pessoas que não tiveram a mesma sorte de serem sadios como eu e a maioria que aqui opina.
se quiserem desviar meu dinheiro, gastar em cachaça, aí ja não é mais problema meu, Deus vai cobrar, assim como ta cobrando nesse caso ..acho que deveriamos nos unir e fazer uma mega campanha pra arrecadar fundos pra esse hospital e assim ajudar quem precisa, pois se fechar as portas,. muitos inocentes ficaram prejudicados e sempre que doar, não guarde recibos nem espere retorno..


 
celio de souza em 21/03/2013 13:06:31
Eu fazia doaçoes para este hospital todos os meses,mesmo eu nao tendo uma condiçao financeira boa,fazia questao de ajudar,acabei de cancelar minhas doaçoes,nem hospital,nem entidade nenhuma recebera mais minhas doaçoes,prefiro juntar o dinheiro comprar uma cesta basica e doar para uma familia carente ou ao asilo dos velhos.
 
Eliane Soares em 21/03/2013 12:34:56
Em 2001 procurei este hospital, pois meu pai estava com cancer nos ossos, fui lá várias
vezes e nunca consegui sem atendida, ele acabou falecendo em dezembro de 2001,
Graças a Deus sei que nessa vida nada, mais nada mesmo fica impune, pois confio na
justiça divina, quem pensa estar levando vantagem hoje, esta é plantando para o futuro.
 
mara benitez em 21/03/2013 12:25:44
Eu e minha esposa contribuimos, não pretendemos deixar de contribuir. Mas deve haver impunidade aos responsáveis pelo desvio e punição à altura. Pois existem muitas pessoas com câncer que necessitam de nossa ajuda e tais fatos só denigrem e deprimem qualquer campanha de arrecadação - ainda que honesta.
 
Valdecir Antonio Zaniboni em 21/03/2013 12:12:55
Eu sempre fiz doações a este hospital e outras instituições, tenho todos os recibos guardados, faço o que agora??? vou atras deste safado pra pegar meu dinheiro de volta, porque de todas as doações recebidas, quanto foi efetivamente utilizado para o hospital????

Tem aquele velho ditado.."OS BONS PAGAM PELOS MAUS"

Doações a esta instituição ou qualquer outra, nunca mais.......................................
 
Odracir Siarom em 21/03/2013 10:42:56
Deveria ser proibido que essas instituições nos perturbassem em casa pedindo doações, pois eles nunca respeitam, ligam a qualquer dia e a qualquer hora. Estou quase cancelando meu telefone fixo, pois não aguento mais a proliferação desse tipo de golpe, pois pra mim isso é um golpe.
 
Marcos Freitas em 21/03/2013 09:38:30
Esse desvio de verbas do Hospital do Câncer é um absurdo!
Tem que punir severamente esse CORRUPTO desse médico safado, cadeia nele!
Mas tem que fazer devolver ao HOSPITAL todo o dinheiro ROUBADO e com juros!!!
Por Favor Ministério Público, é necessário que haja justiça, rápida e eficiente. Tomem a frente!!!!
 
Luiz humberto em 21/03/2013 09:27:57
Com todo esse dinheiro, seria correto, pelo menos, manter a limpeza dos banheiros da recepção, que é uma sujeira sem fim, quem necessita passar horas a fio esperando pelo atendimento, se depara com a imundície, e quando é limpo mal ve um pano úmido que fica pior do que estava... É só ir conferir quem não acredita...
 
Naiara Ajala Strello em 21/03/2013 09:21:57
cade a camara municipal? cade os deputados estaduais? sera que possuem rabo preso?
 
jose santos em 21/03/2013 09:20:47
Quantas ligações são recebidas por dia por entidades pedindo doações?
Em quem acreditar?
 
ricardo rodrigues em 21/03/2013 08:43:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions